segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Reforma Protestante Ontem e Hoje




Hoje é o aniversário da Reforma Protestante. Já vi tantos textos alusivos a este dia que cheguei a pensar não ter mais nada para falar. Mas se há 494 anos o tema da Reforma Protestante não esgotou o seu alcance, por que textos em um único dia o fariam? E em uma única língua apenas? Então vamos sim, falar sobre um aspecto da reforma, que na verdade é um de seus princípios basilares: “igreja reformada, sempre se reformando”. Para organizar as idéias e chegar ao fim proposto vamos trilhar por idéias da Reforma, o que elas atacavam e a consequência disso para nós.

1)      A Reforma foi um processo de retorno aos princípios da Palavra de Deus. Homens como John Huss, Martinho Lutero, João Calvino, Zwinglio e muitos outros deram suas vidas à luta pela volta do povo de Deus aos ditames das santas escrituras, sua inerrância e suficiência.

2)      Os pontos  da Reforma: Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fides, Solus Christus e Soli Deo Gloria são os vértices do que vou chamar de pentágono da reforma, cujo centro é o próprio Deus. Só quem salva é Jesus, filho de Deus; a salvação é pela Graça (de Deus), por meio da Fé (em Deus), por meio da pregação da Palavra (de Deus) e a glória deve ser dada unicamente ao próprio Deus. Enfim, a Reforma é um processo de volta ao próprio Deus.

3)      A Reforma não foi um evento inédito na história da igreja. Nas escrituras, vemos Deus reformando o seu povo através do mesmo chamado de Lutero e dos demais. Ou seja, a volta as escrituras. E o evento de 31 de outubro de 1517 retrata mais uma ação de Deus para com o seu povo e mostra sua soberania sobre  todas as coisas através de sua santa providência.

Pois bem. Bastam estes três pontos. O primeiro ponto citado ocorreu pelo fato de a igreja da época estar envolvida em práticas totalmente contrárias às Santas Escrituras, como a venda de indulgências, a corrupção no clero, a manipulação do povo através de um poder de mediar a relação entre Deus e os homens centrado nos sacerdotes,  entre outras coisas.  Isto posto, pensemos agora em nossos dias. É diferente? Vivemos dias onde homens se apossam da alcunha de super ungidos para manipular o povo, mostrar que Deus se revela só a eles e pregam um evangelho diluído, onde o importante é o homem e os seus desejos a serem realizados por um “deus” que lhes é servo. A igreja deve estar em constante reforma e esta reforma só acontece por meio da Palavra de Deus. Por esta palavra, da qual a igreja é coluna e baluarte (1 Tm 3.15), devemos nos esforçar, lutar e vivermos pelos seus princípios, e apenas por eles. Isto é reforma. Isto é ser reformado.

Deus não divide sua glória com nada nem com ninguém. Soli Deo Glória. A idéia da salvação unicamente pela graça era um ataque direto a salvação do homem pelas suas obras ou por algo comprado aqui na terra. A pregação da ação do Espírito santo regenerando o homem, do relacionamento pessoal de Deus com cada crente e do sacerdócio universal destes não era nada novo, não foi inventado pelos reformadores. Estava na palavra. Entendamos bem este ponto. Quando o su povo se afasta de sua Palavra, o meio pelo qual Ele traz este povo de volta é pela própria Palavra. Estupendo. Maravilhoso. Como é bom ser cristão e compreender estas coisas. Deus reforma o seu povo desde Adão. E até hoje continua fazendo isto.

Deus cuida de seu povo. Isto vemos nas escrituras, de capa a capa. Muitas vezes este povo, destarte todas as maravilhas de Deus em seu meio, torna-se rebelde contra Deus e o desobedece. Um dos meios do Deus soberano tratar com seu povo para levá-lo de volta ao seu redil é aplicando uma séria e profunda reforma.  Em momentos como este, Deus traz o seu povo ao arrependimento, a confissão de pecados e ao retorno a Santa Lei.  Em nossos dias não é diferente. Deus continua tratando do seu povo através do princípio já citado: a igreja deve se reformar sempre. Reformar em que? Reformar a vida de oração, de estudo da Palavra de Deus, de Exposição das Escrituras e o evangelismo centrado em Deus. A igreja sou eu. A reforma começa em mim. E não deve terminar até o dia da vinda de Jesus (Fp 1.6).

Enfim, Igreja reformada, sempre reformando também nos traz um chamado e a isto faço um apelo, principalmente aos mais jovens e novos na fé. Conheça a história da Reforma Protestante, conheça a vida desses homens e mulheres de Deus que, conscientes de seu papel de Igreja, foram realmente colunas e baluartes da verdade. Compare a reforma com a palavra e veja sua relevância para os nossos dias, para a nossa vida.

Soli Deo Gloria


Castelo Forte, o hino da Reforma. Composição de Martinho Lutero.

Na versão do Hinário Presbiteriano



Em uma versão de outros hinários, na inigualável interpretação de Vencedores Por Cristo.


Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. “Ecclesia Reformata et Semper Reformanda Est!!”

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Esses comentários acima foram apagados por apresentaram ofensas, com um linguajar inapropriado. A liberdade de comentar as postagens não dá margem a falta de educação e respeito por este espaço. Quem comentar desta forma, terá seu comentário apagado.

    ResponderExcluir