sábado, 22 de outubro de 2011

UMP Entrevista: Pr. Jorge Issao Noda

Jorge Noda é conferencista, escritor, professor, coach, conselheiro e consultor ministerial. É bacharel em teologia. Estudou por um ano e meio no Reformed Theological Seminary em Jackson, MS, Mississippi. É graduado pelo Instituto Haggai em Maui, Hawaii, EUA e também docente do mesmo instituto.  É diretor do Instituto de Liderança Estratégica e tem se dedicado ao aperfeiçoamento de líderes em organizações cristãs. Conversamos com ele a respeito de vários assuntos atuais que envolvem a nossa fé:

01 - Nos últimos dias, um vídeo do pastor americano, Mark Driscoll tem causando muita polêmica, pois fazendo a exposição do texto de Lucas 22:42, foi enfático ao afirmar que Deus odeia algumas pessoas, ressaltando que o Senhor odeia não só o pecado, mas também o pecador que o faz deliberadamente. Qual a sua opinião sobre este comentário e sua repercussão?
Creio que nessa discussão tem havido um sério problema de semântica, isto é, a palavra “odiar” tem sido usada em sentidos diferentes. De fato, a Bíblia ensina claramente que Deus odeia não somente o pecado, mas o pecador. Textos com Sl 5:5; Sl 11:5; Lv 20:23; Pv 6:16-19; Os 9:15 são claros em relação a isso. Mas também devemos lembrar que o ódio divino, ou melhor, a ira divina, não pode ser equiparado ao ódio humano. Este é moldado pelo pecado, aquele pela perfeição de Deus. Ao mesmo, é evidente que muitos simplesmente não levam mais a sério esse aspecto do ser de Deus, apesar de todo o testemunho bíblico. Creio que esta controvérsia está sendo útil para nos levar a refletir mais ainda sobre esse assunto. 


02 - A responsabilidade social da igreja é um tema que está em alta, assim como a Missão Integral. Esse pensamento tem bases calvinistas ou é heterogêneo, tendo adeptos em denominações das mais variadas correntes teológicas?
Desde que Jesus nos ordenou a sermos sal da terra e luz do mundo, a igreja cristã tem entendido que devemos fazer o bem a todos, especialmente aos da família da fé. Historicamente falando, a Reforma Protestante, por exemplo, foi marcada por profundas reformas sociais. Nos grandes despertamentos espirituais através dos séculos, uma das consequências mais evidentes do avivamento era a compaixão pelos pobres e o engajamento com as causas sociais. Talvez o perigo que enfrentemos aqui é reduzir a missão da igreja às causas sociais. Infelizmente, alguns segmentos do protestantismo atual tem optado por privilegiar esse aspecto em detrimento da pregação do evangelho e da espiritualidade bíblica, deixando assim de promover uma verdadeira missão integral, isto é, completa.

03 - O senhor tem se dedicado a capacitação de líderes cristãos em técnicas de planejamento estratégico. Como preparar as lideranças para desenvolverem estas habilidades gerenciais, mas evitando que os conceitos administrativos influenciem de forma negativa a visão que temos sobre papel da igreja, e do serviço cristão?
Basta nos atermos a todos os princípios que Deus nos ensinou em sua palavra. Desde Gênesis a Apocalipse encontramos um Deus organizado e que gosta de organização, encontramos um Deus que planeja e deseja que seu povo planeje, um Deus que estabelece objetivos e nos encoraja a também alcançarmos objetivos. Creio que só nas Escrituras temos orientação mais do que suficiente para fazermos a sua vontade, realizando a sua obra. Ao mesmo tempo, creio que toda a verdade é a verdade de Deus. Se, pela graça comum, Deus tem dado aos estudiosos da administração e pensamento estratégico percepções que não conflitam com a Palavra de Deus e pode ser ferramentas na missão da igreja, devemos usá-los para a glória de Deus e o bem das pessoas.

04 - No livro "O Caos Carismático", o pastor Jonh MacArthur combate várias distorções apregoadas pelo movimento neopentecostal, e deixa clara sua posição: crê que os dons espirituais, como o de línguas, cessaram. Em seu livro "Somos Deuses?" também é feito um profundo estudo bíblico a respeito das heresias deste mesmo movimento, no entanto a questão da contemporaneidade dos dons não é tratada. Qual o seu posicionamento acerca deste controverso assunto? Estes dons realmente cessaram ou ainda existem, mas é utilizados de forma abusivas por algumas igrejas, o que acaba deixando muitas pessoas céticas com relação a eles?
Não vejo nenhuma justificativa bíblica para afirmar a cessação dos dons espirituais. Pelo contrário, creio que até a volta de Jesus precisaremos deles para edificar a igreja e cumprir a missão. Ao mesmo tempo, devo dizer que tenho profundas reservas em relação àquilo que as pessoas chamam hoje de dons espirituais. Diversas práticas comuns nas igrejas de hoje não tem qualquer sustentação bíblica e tem provocado sérios danos à proclamação do evangelho. Os dons jamais foram dados para promover o mercantilismo ou o culto de celebridades, eles foram dados para a edificação da igreja e para a glória de Deus.

05 - Por fim, gostaríamos de agradecer a sua participação, ressaltando que estamos muito honrados com a sua presença neste espaço, pois sempre foi um Pastor muito admirado por todos nós. Para concluir esta entrevista, desejamos que nos deixe algum versículo e uma mensagem para os jovens que acessam este blog.

“Quer vocês comam ou bebam façam tudo para a glória de Deus” (1 Co 10:31). A razão da nossa existência aqui e na eternidade é a adoração a Deus. Por isso, quero incentivar cada um dos leitores a buscarem, acima de tudo, que Deus seja exaltado através de suas palavras, ações, motivações e sonhos.

 

Pr. Jorge Issao Noda
@jorgenoda

 Feita por Rodrigo Ribeiro
@rodrigolgd

Comentários
4 Comentários

4 comentários:

  1. Quero desde já externar minha admiração por essa mocidade, e pela bela entrevista com o pastor Jorge Noda, certamente um dos pastores mais amados da cidade de Campina Grande.
    Parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  2. REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
    Urge propagarmos a certeza de que Jesus Cristo já vive espiritualmente na terra pelejando por nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade original da eternidade:. E por princípio da nossa sublimação, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós.(MT.14.27) – Tende ânimo! Sou Eu: Não temais: (JB.2.5) – Fazei tudo o que Ele vos disser, (JB.5.27) – porque é o Filho do Homem: (JÓ.9.19) – Se se trata da força do poderoso Ele dirá: Eis-me aqui: (JÓ.33.2) – Passo agora a falar, em minha boca fala a língua:Regozijai-vos e fazei jus ao poder que o Nosso Espírito traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

    DESPERTAI-VOS, FUTUROS CRISTÃOS: : (MC.14.41) – Ainda dormis e repousais! Basta! Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E à partir desse Santo Dia, toda Criatura racional que desejar interagir conosco na obra comum da nossa criação, precisa fundamentar-se n`A Bibliogênese de Israel; que já está disponível na internet, no portal Amazon, e em todas as boas livrarias: E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta...

    ResponderExcluir
  3. DOANDO FÉ CONSCIENTE E VIDA ESPIRITUAL EM CRISTO:
    (GN.49.1) – AJUNTAI-VOS E EU VOS FAREI SABER O QUE VOS HÁ DE ACONTECER NOS TEMPOS VINDOUROS:(TB.12.6) – BENDIZEI AO DEUS DO CÉU, E DAÍ-LHE GLÓRIA DIANTE DE TODOS OS VIVENTES, POR TER USADO CONVOSCO DA SUA MISERICÓRDIA: O seu poder há de espiritualizar as almas de todos os Homens de bom senso, e de todas as Mulheres de boa fé; que alcançaram a verdade cientifica revelada na “EXORTAÇÃO DO SABER”; e que também já passaram a interagir com o Cristo Vivo, ao publicarem o chamamento que o nosso Pai Comum tem feito aos Filhos e Filhas do amor eterno, e que já começaram a renascer espiritualmente para a vida eterna.

    Aqueles que buscaram as boas novas na “Bibliogênese de Israel”, já vislumbraram a herança espiritual que a Providência Divina nos legou, e também já saberão se auto-reciclar na Lei do Senhor que nos impõe a recomposição da literatura bíblica, para formar os Cristãos Conscientes que hão de consumar a Profecia Sagrada, conforme já tem sido demonstrado, assim:

    (EX.) – O SEGUNDO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO ÊXODO: OS DESCENDENTES DE JACÓ NO EGITO. Estas 60 letras e 5 sinais recompostos, revelam que: É O CONJUNTO DE EX-SEGRÊDOS: O LEGADO DE VIDA CÓSMICA E O DESTINO DOS HOMENS.

    Outro exemplo:

    (JR) – JEREMIAS: A VOCAÇÃO DE JEREMIAS. São 26 letras e 3 sinais que dizem: CRIEI A AÇÃO DO SER: VEJAM E SEJAM.

    (JB.29.22) - RECEBEI O ESPÍRITO SANTO! (1CO.11.1) – SEDE MEUS IMITADORES COMO TAMBÉM EU SOU DE CRISTO, (2JB.1.2) – POR CAUSA DA VERDADE QUE PERMANECE EM NÓS, E CONVOSCO ESTARÁ PARA SEMPRE: (JB.18.37) – EU PARA ISSO NASCI E PARA ISSO VIM AO MUNDO, A FIM DE DAR TESTEMUNHO DA VERDADE; - (2CO.13.8) – PORQUE NADA PODEMOS CONTRA A VERDADE, SENÃO EM FAVOR DA PRÓPRIA VERDADE.

    (JR.23.20) – NOS ÚLTMOS DIAS ENTENDEREIS ISTO CLARAMENTE: À saber: Que Deus nos concedeu o livre arbítrio, a fim de que pudéssemos agir tanto divinamente como diabolicamente; segundo a nossa formação cristã, na proporção da nossa graça em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  4. FORJANDO OS VERDADEIROS DISCIPULOS DE CRISTO POR AMOR À CAUSA DOS JUSTOS: O ESPÍRITO DOS SANTOS PROFETAS DESPERTA OS DISCIPULOS DO CRISTO VIVO, REVELANDO O QUE ESTÁ ESCONDIDO NAS PARÁBOLAS BÍBLICAS: (RM.9.1) – Digo a verdade em Cristo, não minto, testemunhando comigo, no Espírito Santo, a minha própria consciência; (1PE.2.6) – pois isso está na escritura:
    (MT.15.18) – E chamando Jesus os seus discípulos, disse: (MC.14.41) Ainda dormis e repousais? Basta! (LC.8.10) - A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam, e, ouvindo, não entendam: (HB.12.25) - – Tende cuidado, não recuseis ao que fala; (LC.10.24) – pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e não viram, e ouvir o que ouvis e não ouviram; (SL.78.22) – porque não creram em Deus nem confiaram na sua salvação: Vede o que o Espírito Santo nos revela ao recompormos as 116 letras e os 4 sinais, que compõem esta parábola:
    (AP.2.7) – QUEM TEM OUVIDOS OUÇA O QUE O ESPÍRITO DIZ ÀS IGREJAS:AO VENCEDOR DAR-LHE-EI QUE SE ALIMENTE DA ÀRVORE DA VIDA, QUE SE ENCONTRA NO PARAÍSO DE DEUS:
    (LC,20.17) – Que quer dizer, pois, o que está escrito? Quer dizer que hoje podemos ler, entender e saber ensinar que:
    AGORA O CRISTO VIVO ESCREVE ENSINANDO O HOMEM A SER DE DEUS: QUER QUE O ESPÍRITO QUE É DONO DA VERDADE, ESPIRITUALIZE A ALMA QUE É DONA DA JUSTIÇA:
    (JB.14.1) – Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim; (EC.12.14) – porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até mesmo as que estão escondidas, quer sejam boas quer sejam más. (JÓ.33.3) – As minhas razões provam a sinceridade do meu coração, e os meus lábios proferem o puro saber: (LC.14.27) – E qualquer que não tomar a sua cruz e vir após mim, não pode ser meu discípulo; (1CO.1.19) – pois está escrito: (JB.21.14) – Este é o discípulo que dá testemunho destas cousas e que as escreveu, e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro; (IS.28.26) pois o seu Deus assim o instrui devidamente e o ensina. (1TS.5.18) – Em tudo daí graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus, para convosco.

    ResponderExcluir