quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Seguir a Jesus não é para despreparados

Esta área do discipulado é interessante, pois se lida de maneira errada, pode dar a entender que podemos nos preparar para seguir a Cristo. Não, porque como vimos no texto anterior seguir a Cristo não depende de quem quer, mas do próprio Cristo chamar. 

Chegamos então, nos versículos de 5 a 15 do capítulo 10 do Evangelho de Mateus, onde Jesus, após chamá-los, agora dá as instruções.Reforçando a ideia, primeiro o chamado eficaz de Cristo, depois as instruções. E aqui uma lição importante para nós. As instruções para seguir a Jesus são dadas pelo próprio. Ou seja, eu não posso e não devo seguir a Jesus da maneira que eu queira ou ache que deva fazer, mas sim pelas instruções deixadas pelo mesmo, registradas nas Escrituras. Vivemos num mundo onde os homens querem, a cada minuto, mostrar sua independência de tudo e de todos, inclusive querendo provar a sua não necessidade de Deus. E ser discípulo de Cristo vai exatamente na contramão desse sistema mundano. O discípulo clama aos quatro ventos a sua necessidade do mestre. A ovelha  deseja mostrar que não é nada sem o pastor. A noiva, longe da segurança e cuidado do noivo, é frágil.

Preocupa-me o fato de muitos acharem que podem seguir a Jesus de qualquer maneira, sem um estudo adequado das Escrituras, transigindo dos meios de graça como a oração, a ceia e abrindo mão da dádiva da igreja local. Por estes motivos, não são poucos os escândalos provocados por ditos cristãos. O que mais impressiona é o fato de estes muitas vezes serem tomados como espirituais, abençoados, ungidos. Mas como pensar na bênção de Deus onde sua Palavra é desprezada?

Que pela fidelidade às Escrituras, Deus nos conduza à santidade, pois "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra." (2 Tm 3.16-17).

Os reformadores protestaram por um retorno às Escrituras, e é pelas Escrituras que Deus, preparando os discípulos de Cristo, continua a sua obra no seu povo.

Deus nos abençoe.

Pb. Cícero da Silva Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário