terça-feira, 29 de outubro de 2013

Meu Protesto!

No dia 31 de outubro do ano em curso, completaremos 496 anos da reforma protestante. Evento este que foi o divisor de águas para a Igreja do Senhor. Pensar no legado que este movimento espiritual (ponto áureo) nos deixou, e analisar a atual realidade em que se encontram os “protestantes” do nosso tempo, é de lamentar profundamente diante do descaso que alguns cristãos expressam renegando a sua história, doutrina e confissão de fé que nortearam os fiéis no passado, tem sido o diferencial para os remanescentes no presente e de fato, nos conduzirá em triunfo até o dia de Cristo. É a partir deste fato inquestionável, que como jovem pastor, amante das Escrituras, expresso o meu protesto diante desse teatro em que se encontra o evangelho no Brasil:

1.            Protesto contra a indiferença dos evangélicos nas discussões de âmbitos sociais, políticos e econômicos de nosso país.

2.            Protesto contra muitas igrejas que na tentativa de desenvolverem um trabalho social relevante e por não terem uma leitura mais densa das Escrituras, acabam se tornando ONGREJAS. 

3.            Protesto contra a superficialidade de boa parte dos autodenominados evangélicos, a ausência do conhecimento de Deus pelo método indelével da pregação, é um fato que nos assusta! 

4.            Protesto contra os púlpitos vendidos à psicologizações, teorias freudianas, mensagens de auto-ajuda, uma leitura a partir de outras lentes, e não da própria Escritura.

5.            Protesto contra a pobreza musical e poética dos evangélicos brasileiros. Torna-se um árduo trabalho selecionar algo de bom para se ouvir. São centenas de canções centradas num antropocentrismo exacerbado.

6.            Protesto contra a enxurrada de músicas evangélicas que não dizem nada e, portanto, não acrescentam nada à vida cristã.  Canta-se muito, mas não há pedagogia, pois essas “letras” não refletem a beleza do Rei expressa em Sua Palavra.

7.            Protesto contra o comércio em que se tornou a fé evangélica. O cristianismo do Senhor que não tinha onde reclinar a cabeça se tornou a mina de ouro e fonte de poder dos já magnatas evangélicos e moeda de troca das camadas de baixo da comunidade evangélica.

8.            Protesto contra os pastores da mídia e artistas evangélicos que estão enriquecendo as custas do povo brasileiro já tão sofrido. Alguns deles cobram fortunas para exercerem seus “ministérios” em outras igrejas e para suas apresentações. Isso é ministério? Não para Paulo (cf. 1 Co 9.18).

9.            Protesto contra a desonestidade de liberais que não pregam em suas igrejas o que ensinam na academia. Fazem isso ou por medo de perderem o emprego ou por saberem que a teologia que lecionam mataria sua igreja.

10.          Protesto contra a enxurrada de novos seminários teológicos que são abertos com fins unicamente lucrativos. Eles exigem o mínimo dos alunos e têm muito pouco a oferecer a nível acadêmico. São meios de se conseguir um diploma fácil com uma carga horária diminuta. O resultado disso, são pastores e professores de teologia despreparados. “Teólogos” de cabeças ocas devidamente reconhecidos pelo MEC
.
11.          Protesto contra as igrejas que “matam” seus pastores sobrecarregando-os de atividades e desviando-os de seu chamado à Palavra e à Oração.

12.          Protesto contra os pastores que “matam” suas igrejas privando-as de uma pregação expositiva fiel às Escrituras e de um pastorado regado a oração e amor. Elas morrem de inanição espiritual.

13.          Protesto contra o descaso de algumas denominações históricas que abandonam suas confissões de fé em nome do famigerado pragmatismo.

14.          Protesto contra muitos pastores de igrejas confessionais que se mostram desonestos absorvendo e desenvolvendo em seus ministérios práticas oriundas de denominações de linha pentecostal e neo-pentecostal. Seria muito melhor que saíssem, ou fundassem sua própria denominação do que pertencer a uma igreja confessional e na prática não subscrever a sua doutrina.

15.          Protesto contra a frouxidão doutrinária do evangelicalismo brasileiro.  Em muitas realidades, se “prega” tudo, menos a Palavra de Deus.

16.          Protesto contra a ignorância dos denominados evangélicos frente o legado da Reforma Protestante do séc. XVI. O reflexo disto dentre outras coisas é a reprodução de alguns erros de ordem moral, litúrgica, doutrinária e etc, que foram cometidos no passado tudo por falta de conhecimento.

17.          Protesto contra boa leva de cristãos que se autoproclamam reformados, mas sua ortodoxia não reverbera num ortopraxia. Não evangelizam, não se envolvem com a obra missionária, não desenvolvem atividades de caráter social, são turrões, briguentos.  Alguns limitam-se apenas a discutir teologia nas redes sociais criando desta forma uma verdadeira ojeriza para com aqueles que não conhecem a fé reformada.

18.          Protesto contra a falta de santidade daqueles que proclamam em alto e bom som sua fé em Jesus. Alguém precisa informar que uma das ordens do Senhor para o Seu povo é a santidade (cf. 1 Pe 1:16; Hb 12:4).

19.          Protesto contra o abandono de uma cosmovisão que abarque a compreensão da fé em todas as áreas de nossa existência isto inclui tudo: educação, medicina, artes, política, ciência, questões contemporâneas, ética, e tudo mais.

20.          Protesto contra meus próprios pecados. Não me conformo em ser como sou. Mas, sou o que sou, pela graça de Deus.

Pr. José Rafael

Nenhum comentário:

Postar um comentário