quarta-feira, 23 de maio de 2012

Desprezo à Verdade




O propósito do livro escrito pelo profeta Oseías, segundo a Bíblia de Estudo de Genebra (2009), era

“mostrar que o tumulto no Reino do Norte era o justo julgamento divino que havia levado ao exílio e garantir ao povo de Deus que uma grande restauração aconteceria após esse período”

A queixa de Deus contra Efraim era enfática, porém não era uma prova insignificante da bondade dEle em repreender seu povo, mas sim grande evidência da disposição do seu caráter gracioso e em contraste com sua imensa glória e majestade, a vontade do Pai com este “tumulto” tinha um propósito específico.
Deus observa a todos de forma pessoal, não existe uma pessoa alguma que não esteja sob os olhos dele. Somos conhecidos por ele como nem nós mesmos nos conhecemos. Ele conhece nossa miséria, mas segundo a sua vontade, não nos deixa jogados a míngua nem cada vez mais submergidos na lama dos nossos erros. O intuito da observação de Deus em relação a nossos pecados é na verdade para nos confrontar e fazer-nos enxergar, pela ação sobrenatural do Espírito Santo, nosso estado de pecado, da justiça pelos e do juízo por esses pecados. E é nesse contexto que Deus mostra ao seu povo um grande pecado: Negligencia à Bíblia.
O autor das Escrituras, o escritor do volume chamado Bíblia é o próprio Deus vivo. As letras, as palavra e frases foram obra dEle, embora tenha usado muitos para transcrever a Bíblia, Ele se revela nos seus próprios escritos. Ele é o sentido dos escritos como também sua consumação. Como claramente vemos Deus como autor da Bíblia, também devemos lembrar que ela fala no tom de voz do próprio Deus e não no tom de voz do homem. Que homem poderia falar em justiça por si mesmo ou sobre moralidade? A resposta é nenhum! A Bíblia é claramente de autoria de alguém que está em um nível dos quais os outros níveis se derivam e assim sendo, são inferiores.
Não existe possibilidade de se entender o que Deus quer de nós se não buscamos conhecer como Ele é (ou pelo menos, a parte revelada). Isso só é possível à medida que lemos a bíblia e o Espírito nos faz entender a verdade do evangelho. Há pessoas que dizem amar a Bíblia, mas na verdade a odeiam e desprezam. Por acaso não temos algumas dessas pessoas em nossos dias? Pessoas que não têm estimado o valor da vontade revelada de Deus, terminando por achá-la ultrapassada que bem melhor ler “A cabana” e suas várias resenhas (“Encontre Deus na cabana” e seus derivados).
Estimar o valor das Escrituras é tê-la como tesouro da vida, de forma que ela tenha lugar acima das premissas lógicas que o meu intelecto possa imaginar, acima das filosofias auto-existenciais, acima de qualquer pensamento ou idéia sobre o que Deus é.
Pior do que o escárnio dos descrentes em relação à Palavra é o desprezo dos que se dizem cristãos e na verdade desprezam a Bíblia quando a aceitam/vivem parcialmente, o que indica a falta de conhecimento total. Deus nos abençoe a estimá-la como se deve !

Soli Deo Gloria


Felipe Medeiros
@felipe_ipb
http://www.facebook.com/felipealexandremedeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário