quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Os falsos mestres e o verdadeiro julgamento

"Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio e suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los; Não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o SENHOR vosso Deus vos prova, para saber se amais o SENHOR vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma. Após o SENHOR vosso Deus andareis, e a ele temereis, e os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis, e a ele servireis, e a ele vos achegareis. E aquele profeta ou sonhador de sonhos morrerá, pois falou rebeldia contra o SENHOR vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito, e vos resgatou da casa da servidão, para te apartar do caminho que te ordenou o SENHOR teu Deus, para andares nele: assim tirarás o mal do meio de ti" (Deuteronômio 13.1-5).

                É bem verdade que passamos por tempos difíceis e fica até difícil lembrar-se de todas as invencionices e aberrações gospeis do nosso Brasil. Não precisa procurar muito para ler uma noticia daquelas de sentir um amargo na boca ou uma dor no coração. Dentre as mais lembradas invencionices está a famosa “rosa ungida” (dê de presente a sua consagrada namorada) , “ troca do anjo da guarda” (se o atual estiver próximo do prazo de validade vencer), “meia ungida de 150,00 R$” ( essa não encarde!), “unção do celular” (nunca mais toca com cobrança, só pra pagamento) e etc. Uma clara e preocupante parcela da realidade evangélica brasileira. Talvez o Pastor Renato Vargens  em seu blog seja o que mais nos deixa atualizado sobre tais temas.

                Por certo, você já ouvir falar de alguma aberração que te fez ficar de queixo caído. Confesso que a criatividade é grande, mas confesso também a minha grande preocupação com isto tudo. Cada um que não concorde com algo na igreja que saia e abra uma nova igreja e cada um que abra nova igreja que pregue aquilo que bem entender, basta colocar no banner que a congregação é “igreja evangélica”, daí em diante é deitar e rolar (sem exagero). Esse ponto é a chave para todo inicio de heresia. Contudo, há que se fazer uma ressalva quanto a não concordar com alguma prática de certa igreja, pois existem casos que o melhor a se fazer é exatamente as deixar e procurar uma denominação séria de doutrina comprometida somente com a bíblia. Porém, a minha preocupação não é somente com os falsos mestres que estão por aí em numero cada vez maior, mas é também com os muitos freqüentadores das igrejas contemporâneas.

A orientação do texto de Deuteronômio 13:1-5 é esta: Mesmo que alguém se mostre com sinais e prodígios, analisar a veracidade da teologia envolvida ainda é essencial !  Não importando quem seja o que fala, é indispensável que se avalie a veracidade dos fundamentos de sua filosofia mediante o crivo das Escrituras, mesmo que as credenciais parecerem incontestáveis. Assim, se a base doutrinária deste tal não estiver de acordo com as Escrituras, então estamos diante de um FALSO MESTRE, FALSO PROFETA, DE UM ENGANADOR.

Em todo o tempo, Deus pôs à prova o amor de seu povo para com Ele de diversas formas. O texto de Deuteronômio capitulo 8, versículo 2 diz que  “ Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardais ou não os meus mandamentos”. Ou seja, Deus claramente testou o coração do povo. Provar e conhecer o amor dos que dizem seguir a Deus não é prática somente de tempos remotos, pois no evangelho de João capitulo 6, versículo 22 ao 27 narra uma história em que Jesus provou que os que o seguiam, assim faziam não por sua palavra libertadora mas por estarem comendo e se fartando. Nesse tempo, Deus está nos provando como no passado! Ele conhece tanto a motivação dos ensinos quanto a motivação do seu coração. Creio que a multidão destes falsos profetas têm sido permissão de Deus, não para as conhecer (pois isto Ele já o sabe), mas para que seja exposto se as pessoas estão ligadas as Escrituras  Sagradas e sua genuína teologia ou vão segundo qualquer um que apareça com sinais. Eu até me arrisco a dizer que sendo permissão de Deus, prodígios podem até realmente acontecer, logicamente considerando que existem as falcatruas gospeis.

Quem temos seguido? No que temos crido? Em quem temos depositado nossa fé? Espero que você tenha seguido a Jesus pela motivação da vida eterna, não com barganhas. Espero que você não negocie sua fé, crendo em um Gezuiz diferente. Do contrário, há uma negligencia de sua parte em não estar buscando autenticar, segundo a Escritura, tudo o que tem surgido no meio evangélico nos nossos dias.

E não esqueça que Jesus, em Mateus capítulo 7, condena o julgamento temerário e hipócrita, ou seja, condenar os outros pelos mesmos pecados que comete. Então que se julgue o que é heresia como tal, claro sendo um bom imitador de Cristo, conhecedor da verdade. Como Paulo, que por ser imitador de Cristo, em Atos 13:10, chama Barjesus ( que significa Filho de Jesus, ou ainda chamado de Elimas o mágico, pois fazia grandes prodígios ) de filho do diabo. Paulo não fez um julgamento hipócrita nem muito menos descompromissado com a palavra, pelo contrário, Paulo o fez por ser conhecedor da palavra e não negligente a ela. Paulo não considerou o seu nome ou seus feitos, mas ele sabia que aquilo não carregava o genuíno evangelho como principio regulador.

É dever do povo de Deus alertar quem são os falsos profetas, do contrário, estaremos prestando um desserviço ao Reino de Deus. Não tenha medo de chamar de filhos do diabo os que se dizem apóstolos, ou patriarcas modernos, ou os mercenários do evangelho que vendem seu artefatos de simpatias gospeis. Esteja fundamentado na bíblia para isto, pois os dias são maus.

Soli Deo Gloria


Felipe Medeiros
@felipe_ipb



Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Oi Felipe, muito bom seu texto. Acredito que o liberalismo pseudo-evangélico um dia passará, pois ele tem sempre que criar algo novo para satisfazer o apetite dos que buscam algo momentâneo. Acredito que esses falsos profetas e pseudo-apóstolos já é o juízo de Deus sobre esse povo que miseravelmente busca o prazer nas coisas terrenas. Lembro-me do último versículo do livro de Daniel: "Tu, porém, segue o teu caminho até ao fim; pois descansarás e, ao fim dos dias, te levantarás para receber a tua herança. Dn 12.13

    ResponderExcluir
  2. olá Vando Felix ... obrigado ! Quisera eu ter uma compreensão como a sua. Você em poucas linhas falou tudo o que eu não consegui expressar com minhas palavras !

    ResponderExcluir