terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Reflexões em Gênesis 3:6


O que esses textos têm em comum?

[1] E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. (Gênesis 3:6)

[2] E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. (Mateus 4:3)
E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. (Mateus 4:6)
Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. (Mateus 4:8-9)

[3] Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. (1 João 2:16)

Vemos que em Gn 3:6 que Eva foi tentada em 3 áreas:
1. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer; (Necessidade Fisiológica)
2. E agradável aos olhos, (Necessidade Emocional, sensações agradáveis)
3. E árvore desejável para dar entendimento; (Necessidade Espiritual)

Jesus foi tentado também em 3 áreas:
1. Manda que estas pedras se tornem em pães; (Necessidade Fisiológica)
2. Lança-te de aqui abaixo; (Necessidade Emocional, afirmação como filho de Deus)
3. Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. (Necessidade Espiritual)

E João fala de 3 áreas em que somos tentados no mundo:
1. A concupiscência da carne, (Necessidade Fisiológica)
2. A concupiscência dos olhos (Necessidade Emocional)
3. E a soberba da vida. (Necessidade Espiritual)

Essas são as velhas tentações que somos alvos devido ao pecado em nossos corações. Os impulsos de nossa carne, os desejos de nossas emoções corrompidas e a rebelião espiritual que quer colocar nosso ego no lugar de Deus. Muitas vezes sucumbimos diante delas. Entretanto, o nosso mestre as superou, permanecendo puro pois Apesar de Cristo ser tentado nas mesmas áreas que nós ele "não conheceu o pecado" (2 Coríntios 5.21)

E por isso temos mais uma promessa: "Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados" (Hebreus 2:18).

Cristo, nosso salvador, é também nosso maior exemplo e por isso buscamos Nele a força necessária para vencer essas tentações, pois "Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar." (1 Coríntios 10:13)

O que podemos fazer para evitar as tentações? As respostas estão nas Escrituras: Tiago 4:7, Mateus 26:41 e Salmo 119:11.

SOLI DEO GLÓRIA!

Reflexão editada por Rodrigo Ribeiro

Feita por: Ruan Wondollinger; Walisson Alves; Rosilda Barros; Rodrigo Ribeiro; Joana Revoredo e Victor Veiga.


Este texto é fruto da análise de Gênesis 3:6 em nosso grupo de estudos no Facebook. Faça parte você também: http://www.facebook.com/groups/240066919399216/

Nenhum comentário:

Postar um comentário