sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

UMP Entrevista: Grupo de Leitura do Facebook, sobre o livro de Gênesis


Após menos de um mês de funcionamento, o grupo de estudo de leitura anual do Facebook( ttp://www.facebook.com/groups/240066919399216/), já conclui a leitura do livro de Gênesis, em meio a muitas reflexões e debates. Com o intuito de compartilhar as experiências com todos os leitores do blog, fizemos perguntas aos membros do grupo sobre este maravilhoso livro. Leia:

01 - Qual os objetivos gerais que podem ser observados no livro de Gênesis?
Deus pinta o pano de fundo da sua história com o homem. Cria, mostrando seu poder, sua eternidade, faz provisão para Adão (Eva), impõe-lhe limites (fruto), adverte e pune (dilúvio), preserva (arca), faz proposta e acordo (Abraão), mostrando seu caráter terno, sensível, mas justo; e vai através dos fatos dando-se a conhecer, deixando o rastro luminoso do seu obstinado amor na história do homem.
Os fatos narrados em Gênesis, para mim, visam mostrar, de forma bem didática, quem Deus é e o que ele quer para o homem. Mostrar a realidade e malignidade do pecado, a santidade e justiça de Deus, a providencia de perdão, e o plano perfeito de construir a salvação: chama um homem, Cap. 12, faz dele uma nação de doze tribos, elege uma delas e dali tira o “Filho do Homem” que o substitui legalmente no pagamento da dívida para com Deus. Aquele no qual seriam benditas todas as famílias da terra.


02 - Qual a reflexão mais impactante que você teve durante a leitura deste livro?
A obediência de José. Embora surgissem situações extremamente difíceis, em que ele foi perseguido, tentado, caluniado, preso, ele tinha um foco, ele tinha uma promessa, ele tinha um Deus que era bem maior que todas essas coisas, ele sabia o que queria, ele sabia que o seu Redentor vivia e era fiel para cumprir Suas promessas. Embora todas as situações e circunstancias contrarias ele teve um único proposito que foi mostrar a gloria de Deus em sua vida, e Deus o honrou. José foi um homem conhecido por revelar a grandeza de Deus através de sua vida. E o resultado disso, já conhecemos! José foi prospero, José foi poderoso, José viu seu sonho, o plano de Deus se cumprir em sua vida, José foi obediente a Deus até findar seus dias. José deixou Deus aparecer em seu lugar. Gloria a Deus


 03 - Qual foi o assunto mais controverso lido e discutido a respeito de Gênesis?
O assunto mais controverso, foi o fato de que Caim após cometer assassinato, saiu dos seus e achou uma mulher no mundo e casou. De onde veio essa mulher? Deus teria criado outros seres humanos junto com Adão e Eva? Seria esta alguma filha de Adão e Eva que fora expulsa com eles do Éden?
Depois de todos estes questionamentos, cheguei à conclusão que Genesis não é totalmente explicativo, e que só termos muitas destas respostas quando estivermos com o Eterno.


04 - Qual o personagem que mais chamou atenção e por quê?
Em Gênesis podemos ver grandes exemplos de fé, como o de Abraão e José. Porém de controvérsia, temos Adão, o primeiro, feito pelas próprias mãos do Senhor, um homem que tinha tudo para ser abençoado, porque tudo conspirava para o bem de Adão e de sua mulher, Eva. Ele tinha um encontro com Deus todos os dias, o Senhor estava sempre presente, como uma mãe que protege o seu filho enquanto é pequeno, tinha poder sobre tudo o que estava no mundo, mas bastou a sua mulher lhe oferecer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, ele aceitou sem questionar, não pesou tudo o que Deus havia feito por ele, e tudo o que Deus havia lhe prometido. Já Abraão e José foram fiéis ao Senhor quando já passavam por situações frustradoras, onde ao ver do homem o fim de tudo seria a derrota, mas mesmo vivenciando momentos de luta, foram fiéis a Deus e perseverantes no propósito que o Senhor havia lhes prometido. O que eu concluí foi que independente do que estivermos passando, seja na luta, ou na vitória, é indispensável sermos obedientes a Deus.


Entrevista feita por Rodrigo Ribeiro
@rodrigolgd

Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. Muito boom =D
    Realmente foi muito edificante a leitura do primeiro livro. Que Deus continue nos abençoando com esse plano =D

    ResponderExcluir