terça-feira, 29 de julho de 2014

A Lei e a Graça: Breves Considerações

Muitas pessoas hoje, assim como ao longo da história, tem certa dificuldade em compreender a relação destes dois termos essenciais para a vida do Cristão: A Lei e a Graça. Embora seja um assunto realmente complexo, relatarei alguns ensinamentos em tópico sobre estes dois termos:

LEI
• A Lei veio para mostrar o estado de pecador do homem. Pois o fato do homem ser pecador acarreta em não conseguir cumprir a lei.
• A Lei foi usada no levantamento dos profetas contra os pecados de Israel. Pois, embora não seja meio de salvação, serve de instrução para o povo de Deus no processo de santificação.
• A Lei não poderia ser cumprida por nenhum homem, se não Jesus Cristo, e na verdade não é à toa que ele é o próprio cumprimento da Lei.

GRAÇA
• A Graça nunca substituiu a lei, ela sempre andou lado a lado com a lei, atuando no novo e no velho testamento.
• A Graça nos salva e nos mostra que no nosso momento de aflição por entendermos nossa depravação no não cumprimento da Lei, podemos olhar para a Bíblia e ver que Jesus Cumpriu e entregou sua vida pelos eleitos.
• A Graça no momento que nos alcança também nos transforma, para que mesmo que hoje não possamos cumprir a Lei de maneira plena, precisamos santificar-nos e espelhar-nos nela, sabendo que um dia cumpriremos de maneira plena no Céu.

Mesmo falando da Lei e da Graça de maneira separada no texto, sempre tenhamos em mente que ao olharmos para a Lei enxergaremos sempre a Graça, enxergaremos Jesus Cristo. Nós precisamos enxergá-lo em tudo na nossa vida, CRISTO é tudo que precisamos. E hoje o cristão deve olhar a lei não como um meio de ser aceito por Deus, mas como uma forma de viver uma vida de oferta ao Deus que o aceita através de sua graça incomparável por meio de Cristo.

Soli Deo Gloria.

Caio Anderson
Este texto foi baseado na aula nº 13 da revista Expressão – Os 10 Mandamentos, publicada em 2014 pela Editora Cultura Cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário