terça-feira, 30 de outubro de 2012

Reformar X Inovar


Desde os primeiros momentos em que entendi um pouco sobre igrejas e seus sistemas e métodos que no meio presbiteriano sempre ouvi esta frase de autoria do reformado holandês Gisbertus Voetius (1589-1676), pastor protestante e calvinista que dizia: “Ecclesia Reformata et Semper Reformanda Est” (Igreja Reformada Sempre se Reformando). Não é difícil entender que reformar significa naturalmente consertar, corrigir, reconstruir usando os instrumentos e a técnica necessária para corrigir possíveis fissuras, paredes salinizadas, colunas e vigas comprometendo a segurança dos moradores daquele edifício. Bom seria que ao construíssemos uma casa ela ficasse sempre novinha, mas a realidade não é assim. Logo, logo precisa de conserto, pintura, reformas e aperfeiçoamento para se adequar as necessidades e conforto das pessoas que ali residem.

Semelhantemente, não é difícil entender que éramos por natureza filhos da perdição, casa maldita, perdidos, mortos em nossos delitos e pecados. Em nós não havia beleza ou formosura, éramos uma tapera velha, casa de papelão. Mas fomos comprados e transformados em morada do eterno Deus que é santo, perfeito, justo e digno de toda honra e glória que de maneira sobrenatural vem e habita em nós. Fomos completamente transformados. Todavia, nós mordomos desta bela casa temos o dever de cuidar e manter com os instrumentos e meios de graça necessário a casa em perfeito estado, porque somos dEle, servimos a Ele e entregamos a Ele todas as coisas pelo amor que nos constrange. Então, temos que consertar, corrigir e reconstruir o que nós mesmos, por nossa natureza, temos danificado. Ele em sua eterna graça e misericórdia nos auxilia entregando tudo que precisamos. Encontramos em Sua Palavra e no Espírito Santo tudo que precisamos para a reforma. Estar se reformando é viver justa e piedosamente, viver perto de Deus.

Inovação teológica é independência de Deus, é sugestão carnal, criatividade humana, pragmatismo, modismo, invencionice, ofensa ao Criador, palhaçada, religiosidade morta, puro legalismo, idiossincrasia, satisfação do ego, lata vazia, longe de Deus.

Reformando ou inovando teologicamente?  “Mais perto quero estar meu Deus de Ti!”

Rev. Fábio José Bernardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário