terça-feira, 16 de outubro de 2012

Reflexões no Evangelho de Mateus


No texto de hoje, quero apontar alguns pontos importantes nos 3 primeiros capítulos do livro Evangelho de Mateus. Longe de ser uma exegese ou até mesmo uma detalhada exposição, é na verdade uma reflexão da leitura feita, visto que ler e meditar nesses textos muito me abençoou.

Vamos ao texto

Eles podem ser considerados a abertura dos portões do cumprimento do Antigo testamento, que, de Gênesis a Malaquias, aponta para Jesus Cristo. Estes capítulos não só apontam para Cristo, mas também dizem: Ele está ali. Senão vejamos:

1 - A genealogia apresentada por Mateus mostra Jesus como herdeiro legítimo do trono de Israel. Ou seja, a nação dele é a de Israel. Ele vem desse povo escolhido por Deus para esse fim; diz também quem será a sua mãe, o nome que Ele terá e que Ele é concebido pelo Espírito Santo.

2 - Após nascimento, agora é a vez de além dos anjos, os magos e os astros dos céus reverenciarem o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, como que dizendo: É dele que as Escrituras falam.

3 - Aqui João Batista conclui a apresentação de forma cabal, definitiva. Ao apresentar Jesus, diz: "Aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo" (v 11). Esse verso fala da atuação de Cristo que tanto salva (Batiza com o Espírito Santo) como condena (Batismo com fogo).

Louvado seja o nosso senhor Jesus Cristo pela sua obra redentora, que nos resgatou do reino das trevas para o seu reino de Luz.

Louvado seja Deus pela sua palavra.

Presb. Cícero Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário