quarta-feira, 16 de novembro de 2011

And The Oscar Goes To


Em dezembro, um dos especiais de fim de ano da Rede Globo de televisão será voltado ao público “evangélico”. Será o Troféu Promessas, que se trata de uma premiação aos melhores da música gospel. Talvez haja quem comemore tal evento como uma conquista do evangelho, ao conquistar espaço tão nobre. Mas vou numa corrente contrária a esta e acho que temos mais a lamentar do que comemorar numa hora como esta.

Os dons dados por Deus para a edificação do seu povo não deve servir como fonte de disputa. Agora os ministros do Senhor vão disputar entre si para ver de quem o povo gosta mais. Tenha a santa paciência. Já imaginou Davi e Asafe concorrendo na categoria melhor salmista? E Mateus, Marcos, Lucas e João, uma eletrizante disputa pelo troféu de melhor evangelista? E na categoria missionário, acho que teria até documento pedindo pra Paulo ser excluído do certame, pois aí seria covardia. Meu Deus, aonde chegaremos? Somos membros do corpo de Cristo, não para disputa, mas para complementaridade. Somos sua igreja que ele fez santa e imaculada para Si e não para disputa de prêmios e prestígio popular.
Antes de sentar em frente à TV para ver tal coisa, sugiro uma análise séria das escrituras, da razão pela qual Deus derrama dons e talentos no meio do seu povo e de como Ele requer toda glória e honra para Si. Ou seja, não há lugar para espetáculo, não há lugar para a centralidade do homem e muito menos para fazer negociata com as coisas de Deus.

Por fim, atente para a maioria dos músicos envolvidos no Troféu Promessas e analise a qualidade de suas músicas. Na maioria são letras centradas no homem, na teologia da prosperidade e numa musicalidade pobre e sem essência nenhuma. Por isso mesmo, são descartáveis. Se fizermos uma pesquisa, a maioria das pessoas não consegue dizer uma música desses “grandes cantores” com mais de 5 anos.
Há saída? Há. Muitos músicos cristãos buscam fazer sua arte com cuidado, esmero, qualidade e fidelidade às Santas Escrituras, e entendem que seu dom não é comércio, não é fonte de disputa e procuram glorificar a Deus. Aqui mesmo no UMP Indica já mostramos exemplos desses servos. Não vou citar nomes, mas você já ouviu falar em canções como “Essência de Deus”, “Situações”, “Portas Abertas”, “Rei das Nações” e outras tantas? Pois é. Basta procurar que a gente encontra.

Vamos em frente, na graça do Pai.


Presb. Cícero Pereira
@ciceroeiris

Comentários
6 Comentários

6 comentários:

  1. Há sim um grande interesse por parte de alguns artistas do meio gospel em agradar um mercado consumidor e não a Deus. De procurar fazer o melhor não pra obra, mas para a qualidade do seu show. Cobrando-se absurdos por ministrações.
    Por outro lado, não deve-se negar que o espaço que as redes de televisão têm aberto para a música gospel através desse crescimento. E a partir desse espaço, a palavra de Deus tem entrado em lares que jamais ouviram falar de Deus; pessoas que precisam ouvir determinada mensagem trazida pelas canções e pelos louvores.
    Pode ser que não gere para si a bênção do serviço em louvar e adorar, mas gera, através de uma graça comum, benção pra vida de milhares de pessoas que recebem em seus lares essas mensagens musicais trazidas pela mídia.
    Já requerer a glória para si é também querer dar uma mordida naquilo que deveria ser ofertado somente para Deus.

    ResponderExcluir
  2. Walisson, concordo com você na primeira e na terceira partes. Já na segunda não. A TV não tem aberto espaço para a música gospel. Ela tem criado espaços e colocado os artistas que ela quer, do jeito que ela quer. Assim não dá. Não vi nenhum desses artistas, ao irem para a TV, expressarem claramente a mensagem de que o homem é pecador, miserável, condenado e carente da graça de Deus. E as mensagens musicais, por na maioria das vezes tratar de um evangelho diluido, não trazem bênção pra ninguém. Apenas engano. Mas vamos em frente. muito boa as suas considerações. E é assim, debatendo saudavelmente, que a gente vai crescendo. Valeu.

    ResponderExcluir
  3. Refletindo no texto e nos comentários interessantes de Walisson e Cícero, acho que o grande problema central é esse: abrem espaço, mas colocam representantes que não reprentam o verdadeiro evangelho. Acaba sendo algo nulo. Enfim, é visível o aspecto comercial nesta premiação, MAS... cara se Palavrantiga tocar pelo menos uma introdução, o meu ibope o IMPÉRIO GLOBAL já leva, CONFESSO! kkkk

    OBS: Mas no primeiro "Alê..." da Senhora "Imito um Cachorro com unção" Valadão, mudo de canal na hora! kkk

    ResponderExcluir
  4. Não gosto da ideia de premiar melhor cantor, melhor "louvor", etc. Qual o critério que será adotado? O número de vendas? O lucro que o "adorador" gera?
    Em relação da Palavra estar sendo pregada eu me pergunto: Será que é a Palavra mesmo? Ou será que estão pregando um deus paz e amor que faz tudo o que você quiser, desde que esteja com o pagamento do carnê rigorosamente em dia?

    ResponderExcluir
  5. REALMENTE ME PEGO PENSANDO ONDE CHEGAREMOS, COM TANTAS COISAS SENDO FEITAS EM " NOME DE DEUS E PRA O LOUVOR A DEUS",ENQUANTO ISSO A MENSAGEM DA CRUZ DE CRISTO VAI FICANDO CADA VEZ MAIS ESQUECIDA E ALGO MERAMENTE ARCAICO, PRECISAMOS SIM DE ESPAÇO PARA PREGAÇÃO GENUÍNA DA PALAVRA DE DEUS, QUE LEVE O HOMEM A RECONHECER SEU ESTADO DE DEPRAVAÇÃO TOTAL E QUE ELE SEM CRISTO É UM PERDIDO,QUE CARECE DA GRAÇA SALVADORA DE CRISTO. E NÃO ESSE EVANGELHO DE QUINTA COM TANTA BARGANHA INCLUSA NELE, LEVANDO OS HOMENS A ACHAREM QUE DEUS É SEU SERVO E TEM QUE FAZER O QUE ELES QUEREM.PRECISAMOS ORAR AO SENHOR PARA QUE AVIVE SUA OBRA NA VIDA DAQUELES QUE SÃO LEVITAS PRA QUE VOLTEM PRA O SENHOR E SUA PALAVRA, TENHO MUITAS SAUDADES DE MUSICAS QUE REALMENTE NOS CONDUZIA A UMA ADORAÇÃO AO SENHOR, HOJE O QUE OUVIMOS É UMA VERDADEIRA DISTORÇÃO DAS PROMESSAS DO SENHOR PRA NOSSAS VIDAS.O BOM É QUE AINDA TEMOS ALGUNS REMANESCENTES FIEIS AO SENHOR E QUE NÃO SE DOBRAM A ESTE APELO DA MÍDIA SENSACIONALISTA.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, agora precisamos pensar também da seguinte maneira: apenaz uma palavra cantada pode levar uma mensagem. o que é cantado com certa intenção não necessariamente poder ser aquilo que foi absorvido por outrem. as palavras têm essa virtude. e acredito, ou melhor, tenhor certesa que Deus fala usando a quem ele quer e se achamos ou não que aquela pessoa tem capacidade para isso pouco importa pois é Deus que fala.

    quanto ao "se trata de uma premiação aos melhores da música gospel." é esse o pensamento de todos os artistas que estaram ali? ou são conclusões? uma porta aberta para mim é uma oportunidade, e não pode ser jogada fora.

    e se seu trabalho está sendo reconhecido ou não isso é normal, eu quero ser reconhecido no meu trabalho no meu futuro, me dedico para isso e já que não existe separação entre minha vida espiritual e secular quero sim reconhecimento pelo um trabalho bem feito contudo não deixo de dizer que são frutos do amor de Deus.

    ENTRETANTO concordo em muita coisa dita, o maior milagre que pode acontecer em minha vida já foi manifestado na minha salvação. fui e sou pecador, miserável, cheio do amor de Deus que não mereço e nem entendo como pode haver tamanho. Para aqueles que estão usando o dom que Deus o deu para fins errados conheço a justiça de Deus e espero que se acordem para o evangelho.

    ResponderExcluir