terça-feira, 11 de dezembro de 2012

No natal, seja a manjedoura


Nessa época do ano é comum ouvirmos a expressão a “magia do natal”. Os comerciais, as canções natalinas, os cartões de final de ano, todos eles sempre remetem à magia que circunda a data do natal. Entretanto, o que viria a significar a palavra “magia”? Se formos ao dicionário encontraremos, pelo menos, duas definições: A primeira delas diz que magia é a religião dos magos; a segunda afirma que magia é a produção de atos extraordinários e sobrenaturais.

            Como se pode perceber, a palavra “magia” definitivamente não define a importância e a simbologia do nascimento de Cristo. Inclusive, a prática de magia é condenada na Bíblia, como podemos ler em Deuteronômio 18: 10-21: “Entre ti não se achará (..) nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor; e por estas abominações o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti”.

            Ao contrário do que se enaltece durante o natal,que é esse sentimento de magia e a troca de presentes, a data, para todos nós que somos cristãos, é um marco do grande amor de Deus por nós e o início do restabelecimento de nossa aliança com Deus. O anjo da anunciação disse a José: “Maria dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mateus 1:2), demonstrando que o nascimento de Cristo é a expressão da graça benevolente e inestimável do Senhor para com os seus filhos.

            Nesse sentido, o natal não é uma data de mágica, mas uma expressão da graça divina para com as nossas vidas. O nascimento de Jesus é o grande presente imerecido que o Pai, misericordiosamente, derrama sobre nós. O nascimento de Cristo é também o nascimento de todos aqueles que O amam, como se lê em João 11: 25-26: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá”. 

            Natal é uma palavra que significa nascimento, mas para nós cristãos ela também significa certeza da vida eterna. O nascimento de Jesus e a sua morte na cruz nos garante isso. E, embora, nos dias atuais, a data do natal seja comemorada com luxuosos jantares e presentes, o Rei da nossa salvação veio ao mundo em uma simples manjedoura e morreu como a morte de cruz, dada a homens indignos, nos lembrando que as luzes do natal, as casas arrumadas, as ceias fartas de nada valem se a manjedoura do nosso coração não tiver acolhido o Senhor. Que no nosso natal o brilho da festividade do mundo não ofusque o grande favor imerecido que recebemos com a encarnação do Deus vivo e que possamos, alegremente, dizer: “Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens” (Lucas 2:14).

Andrea Grace

Nenhum comentário:

Postar um comentário