segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

UMP Indica: Terra das Sombras


O filme Terra das Sombras conta uma parte da história do teológo e escritor cristão C. S. Lewis, autor de As Crônicas de Nárnia. No filme, é possível perceber nas falas do personagem, magistralmente interpretado por Anthony Hopkins, suas relações com Deus, com os homens e com a sua obra.
Veja uma breve biografia de Lewis.

Nascido em Belfast, Irlanda do Norte, em 29 de Novembro de 1898, Clive Staples Lewis, cresceu em meio aos livros da seleta biblioteca particular de sua família, criando nesta atmosfera cultural um mundo todo próprio, dominado por sua fértil imaginação e criatividade. Sua educação foi iniciada por um tutor particular, e mais tarde no Malvern College na Inglaterra. Em 1916, aos 18 anos de idade, foi admitido no University College, em Oxford. Seus estudo foram interrompidos pelo serviço militar na I Guerra Mundial. Em 1918, retornou a Oxford.
Lewis tem sido chamado o porta-voz não oficial do cristianismo, que ele soube divulgar de forma magistral, através de seus livros e palestras, onde ele apresenta sua crença na verdade literal das Escrituras Sagradas, sobre o Filho de Deus, sua vida, morte e ressurreição. 

Tornou-se popular durante a segunda guerra mundial, por suas palestras transmitidas pelo rádio e por seus escritos, sendo chamado de apóstolo dos ascéticos, especialmente nos Estados Unidos. Suas palestras tocavam profundamente seus ouvintes da radio BBC de Londres.
Lewis notabilizou-se por uma inteligência privilegiada, e por um estilo espirituoso e imaginativo. "O Regresso do Peregrino", publicado em 1933, "O Problema do Sofrimento"(1940), "Milagres"(1947), e "Cartas do Inferno" (1942), são provavelmente suas obras mais conhecidas. Escreveu também uma trilogia de ficção científico-religiosa: "Longe do Planeta Silencioso" (1938), "Perelandra" (1943), e "That Hideous Strength" (1945). Para crianças ele escreveu uma série de fábulas, começando com "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa" em 1950. Sua autobiografia, "Surpreendido pela Alegria", foi publicada em 1955.

C. S. Lewis morreu em 23 de Novembro de 1963, no mesmo dia em que o presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy foi assassinado.
É bastante conhecida sua influência sobre personalidades ilustres da nossa época, dentre elas Margaret Tratcher. Seus livros foram lidos pelos seis últimos presidentes americanos e muitos de seus pensamentos citados em seus discursos. Foram vendidas mais de 200 milhões de cópias dos 38 livros escritos por Lewis, os quais foram traduzidos para mais de 30 línguas, incluindo a série completa de Narnia para a língua Russa.


Fica a indicação não só do filme, mas da obra literária de Lewis, que aparecerá por aqui futuramente.


Presbítero Cícero Pereira
@ciceroeiris

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. depois de ler o livro, anotomia de uma dor, achei que o filme foi injusto com a memória e os conflitos que lewis retrata.... IMHO

    ResponderExcluir
  2. Gleidson, é pertinente a sua observação. O filme retrata um período da vida de Lewis. Ele escreve "Anatomia de Uma dor" depois da morte da esposa. Nesse sentido, não é acho que o filme seja injusto, mas que o livro complementa o episódio do filme, apresentando as reflexões de Lewis acerca do episódio vivido. Valeu mano.

    ResponderExcluir