quarta-feira, 13 de julho de 2011

O DESAFIO, O POSSÍVEL E O IMPOSSÍVEL


            Vivemos numa época muito difícil em vários aspectos e a pergunta que ecoa é: quais os desafios do jovem cristão do nosso tempo? A indagação pode parecer corriqueira ou repetitiva, mas ao mesmo tempo em que é tão propalada, é muito pouco discutida. Há muita badalação e quase nenhuma avaliação. E sobre isto elaboramos esta resumida reflexão.
            O primeiro desafio é o de, efetivamente, assumirmos nosso papel de cristão, com todas as suas responsabilidades, numa sociedade que caminha na contramão do cristianismo. Precisamos ser realmente sal e luz onde quer que estejamos e, verdadeiramente, sermos jovens num mundo velho.
            O segundo grande desafio que elenco é conseqüência do primeiro. Quando assumimos de maneira definitiva nosso cristianismo, colocamos nosso testemunho como instrumento de evangelização e assim, mostramos que somos jovens como quaisquer outros, só que transformados pelo poder restaurador de Cristo. Para isto é importante lembrar as palavras de Ashbel Green Simonton, missionário pioneiro da Igreja Presbiteriana do Brasil:
A boa e santa vida de todo crente é a mais eficaz pregação do evangelho. Na falta desta pregação, os demais meios empregados não hão de ser bem sucedidos. Toda pregação feita por palavras, quer pronunciadas de púlpito quer impressas em uma folha ou livro, pode ser rebatida por outras palavras. Mas uma vida santa não tem réplica. A experiência de todos os tempos prova que o progresso do evangelho depende especialmente da conduta e da vida dos que são professos.[1]

            Portanto, jovens cristãos, presbiterianos ou não, há um chamado à santidade de vida. Atentemos para esse chamado, e aí sim, passemos a ser jovens num mundo velho, a pregar novos ideais.
            O terceiro desafio que desejo citar é o de trabalharmos juntos com todos para a edificação e crescimento da nossa igreja. A UMP tem um papel histórico importantíssimo na IPB, e isto não pode ser negado nem esquecido.Porém, devemos pensar se o que fazemos na igreja e pela igreja hoje glorifica a Deus e é digno de toda nossa história. Possamos então refletir, tomarmos posição de cristãos verdadeiros, e sejamos jovens num mundo velho, a pregar novos ideais, do mesmo evangelho que pregaram nossos pais.
            Não são fáceis nem poucos os desafios do jovem cristão. Mas, rendamo-nos ao poder de Cristo, e Ele nos conduzirá em graça, para a glória do seu santo e excelso nome.


Que Deus nos abençoe

Presb. Cicero da Silva Pereira
@ciceroeiris


[1] SIMONTON, A. G. Ashbel Green Simonton – Diário, 1852-1867.São Paulo: Casa Editora Presbiteriana, 1982. p. 209.

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Que esse texto possa fazer arder a chama do entusiasmo nos corações, assim como fez como o meu. Que sejamos jovens que dedicam seus anos de vigor e ousadia ao reino de Deus!

    ResponderExcluir
  2. O que dizer mais?Apenas cito aqui o santo relutante:"Pregue o evangelho!Pregue,pregue,pregue e se possível use palavras!"São Francisco de Assis

    ResponderExcluir