sexta-feira, 20 de abril de 2012

O que é teologia e qual a sua importância? Com a palavra, Joshua Harris.


Quando falamos sobre o conhecimento de Deus, estamos falando sobre teologia. Em palavras simples, teologia é o estudo da natureza de Deus. – quem Ele é, como Ele pensa e age. [...] Todos nós estamos constantemente “fazendo” teologia. Em outras palavras, todos nós temos alguma ideia ou opinião sobre quem é Deus. [...]

O que sabemos a respeito de Deus muda nossa maneira de pensar e viver. O que você crê sobre a natureza de Deus – o que Ele é, o que Ele quer de você, se você corresponde ou não a Ele – afeta cada parte de sua vida.

Sei que a ideia de “estudar” sobre Deus afeta as pessoas de modo errado. Parece fria e teórica, como se Deus fosse um cadáver de um sapo a ser dissecado em um laboratório ou um conjunto de ideias que memorizamos como numa prova de matemática.

No entanto, o estudo sobre Deus não deve ter essa conotação. Você pode estuda-lo como estuda um pôr-do-sol que o deixa sem palavras. Pode estuda-lo como um homem estuda a esposa que ele ama apaixonadamente. Alguém o culpa por observar tudo que ela gosta ou não gosta? Ele é insensível se deseja conhecer os desejos e os anelos dela ou quer ouvi-la falar?

Conhecer não precisa ser algo frio e sem vida. [...] Ou estamos edificando nossa vida sobre a realidade de quem é Deus verdadeiramente ou a estamos alicerçando sobre nossa imaginação e conceitos errados. Todos somos teólogos. A questão é se o que sabemos a respeito de Deus é verdadeiro.

HARRIS, Joshua. In: Cave mais fundo: o que você acredita? Porque isso importa? Traduzido por Editora Fiel.  São José dos Campos, São Paulo: Editora Fiel, 2011. Capítulo 1: O meu ruspringa, pp. 27-29. 


Rodrigo Ribeiro
@rodrigolgd

Nenhum comentário:

Postar um comentário