sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

UMP Entrevista: Grupo de Leitura, sobre o livro de Exôdos


O grupo de leitura anual no Facebook, conclui mais livro, e neste percurso fomos bastante edificados com a leitura e meditação nas escrituras, além dos debates e reflexões no grupo, por isso fizemos uma entrevista com alguns membros a respeito do livro de Êxodos. Leia:

01 - Quais os objetivos gerais que podem ser observados no livro de Êxodos?
O livro de Êxodo é a continuação do de Gênesis e narra o cumprimento fiel das promessas do Senhor feitas a Abraão. Nele, vemos Deus aperfeiçoando seu povo e o capacitando para desfrutar das suas bênçãos. Os doze primeiros capítulos descrevem o sofrimento do povo de Israel, no Egito, sendo escravos de Faraó e a sua libertação com a mão poderosa e o braço estendido do Senhor.

Os capítulos seguintes narram a trajetória do povo no deserto e reserva parte especial à construção do Tabernáculo. Narra a proteção contra os Amalequitas e outros povos, o estabelecimento de Anciãos supervisores, a chegada ao Sinai e a manifestação do Senhor a eles. Os dez mandamentos e o Livro da Aliança, a proteção do Anjo do Senhor e a confirmação do concerto de Israel com Deus, a orientação a respeito do Tabernáculo, o episódio do bezerro de ouro, arrependimento e renovação da aliança. A construção do Tabernáculo e a coroação do livro que é a glória do Senhor enchendo o Tabernáculo.


02 - Qual a reflexão mais impactante que você teve durante a leitura deste livro?
O que mais me impactou foi a amizade que Moisés tinha com Deus. Acredito que um dos propósitos de Deus ao enviar Jesus, era também para que Ele pudesse ter essa intimidade com todo o povo, porque da mesma forma que Deus amava Moisés, ele amava o seu povo. Mas o pecado sempre fez com que impedisse dessa intimidade sobrenatural acontecer com todos. Acredito que é por isso que só alguns homens no AT tinham o privilégio de se comunicar mais intimamente com Deus, porque eles renunciavam suas vontades, e se esforçavam para viver segundo a vontade de Deus, diferente do povo que sempre foi murmurador. Mas enfim, é maravilhoso saber que Deus quer ter uma relação intima com seus filhos.


03 - Qual foi o assunto mais controverso lido e discutido a respeito de Êxodos?
No meu caso foi a forma como é dito que Deus endureceu o coração do Faraó e por isso mesmo ele não ter deixado o povo partir. Isso gerou conversas interessantes sobre a existência ou não de uma liberdade de ação por parte desse personagem.

Fernando Santos Freeza (http://www.facebook.com/fsfrezza)

04 - Qual o personagem que mais chamou atenção e por quê?
Claramente que para mim foi Moisés, pela sua forma como liderou o povo de Deus e como mesmo com alguns erros foi um homem usado por Deus.


05 - Com base no que foi lido nesse livro, deixe uma mensagem dizendo porque a leitura fez diferença prática em sua vida, e assim incentive outros a lerem também.
A leitura de Êxodos pode me trazer uma nova visão da verdadeira adoração a Deus. Deus é grande, forte e poderoso, mas escolheu habitar em nosso coração, e temos que ser crentes; não incrédulos diante Sua palavra. Às vezes é tão difícil olhar ao nosso redor com os olhos da fé, mas creio que era mais difícil para eles naquela época. Enfim, Deus está em todo tempo ao nosso redor, Ele nos guia de dia, de noite e nunca dorme, nunca desfalece. Ele cuida e protege, envia Sua provisão, provisão maior que todas foi Seu Filho amado por amor de nós.

Remete-nos a reavaliarmos nossos conceitos de adoração e vê onde falta melhorar para que sejamos amigos íntimos de Deus, dando lugar, a honra devida a Santidade suprema de Deus. Ele não quer o nosso depois, Ele quer o nosso agora, Ele quer as nossas primícias, Ele quer nosso sacrifício vivo e agradável, com aroma suave as Suas narinas, Ele quer nossa vida como altar, como oferta santa e pura a Ele, sem defeito, sem meios, Ele nos quer por inteiro! Do jeito Dele, da forma Dele, pro que Ele quiser ser feito. Aleluia, glorificado e exaltado seja o nome do Senhor dos Exércitos.


Entrevista feita por Rodrigo Ribeiro
@rodrigolgd

Nenhum comentário:

Postar um comentário