Todas as opera ad extra, isto é, as obras de Deus que terminam na criação, são feitas pelas três Pessoas da Trindade, com exceção apenas da encarnação e morte do Redentor, que é exclusiva da Segunda Pessoa encarnada. De todas as outras obras, como a criação, providência e redenção, as três Pessoas da Trindade participam ativamente, embora haja maior ênfase em uma das pessoas dependendo da obra a ser feita.
Nenhum grupo genuinamente cristão-evangélico nega que as pessoas da Trindade, e mais particularmente o Espírito Santo, seja o autor da regeneração. Todavia, as diferenças entre eles aparecem quando tratamos da regeneração como um ato exclusivo de Deus, no que os calvinistas são contestados pelos arminianos. Ambos os grupos — calvinista e arminiano — são conhecidos como monergismo e sinergismo, respectivamente. Eles possuem concepções diferentes a respeito da autoria da regeneração.
Os dois termos — monergismo e sinergismo — possuem obviamente na sua raiz a mesma palavra grega “ergo” que significa uma unidade de trabalho. Os dois termos que se distinguem são “mon” (que significa “um”)e syn (que significa “dois”). Portanto, as palavras por si só se explicam. A primeira significa uma só pessoa trabalha; a segunda significa que duas pessoas trabalham em cooperação.
A regeneração (assim como o novo nascimento), portanto, é uma obra totalmente monergista. O Espírito Santo trabalha sozinho, e nós somos absolutamente passivos. Somente um trabalha, e este é o Espírito de nosso Deus. Ele simplesmente implanta o princípio vital no pecador e o torna vivo, desperto, ressurreto. Somente respondem à chamada do evangelho aqueles que são tornados vivos pela obra monergista de Deus. O exercício da fé e do arrependimento são conseqüências dessa obra monergista anterior feita por Deus, não a causa dela. Todos os regenerados que vão desfrutar a vida cristã neste mundo certamente responderão em fé e arrependimento.
Excerto da apostila sobre Soteriologia do Curso de Especialização em Estudos Teológicos do Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper
Presb. Cícero da Silva Pereira