quarta-feira, 29 de junho de 2011

O coral de uma só voz e o indeciso habitual


O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; mas os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução. (Proverbios 1:7)


No meu texto anterior, tratei sobre a importância da internet no novo contexto das redes sociais, como forma importante de obter e divulgar informações, de modo que podemos e devemos usá-la para a glória de Deus. Diante de tal fluxo de dados e opiniões, surge um desdobramento lógico: Como posso lidar com todas as informações que chegam a mim? Será que minha mente absorve tudo na mesma velocidade que elas trafegam na rede sem um maior raciocínio? Ou será que diante do mar de palavras e imagens contraditórias que vejo, acabo esfacelando minha mente e me ausentando de qualquer opinião?

Temos acesso fácil a confiáveis opiniões de vários homens sérios através dos blogs pessoais destes e dos twittes que divulguam dioturnamente os seus textos, e isso é uma maravilha. Tenho me edificado bastante nos últimos tempos com textos destes pastores e teólogos sobre os mais diversos temas, mas como citei anteriormente, percebo que muitas vezes, devido a confiança que temos na fonte, absorvermos suas opiniões de forma automática, sem maiores reflexões e tomamos parte em um grande coral a propagar tais afirmações, mas sem verificar com certeza se realmente estamos de acordo com tudo que dizemos. Tenho visto bastante isso, pois nos últimos dias a maioria dos posicionamentos que vejo sobre assuntos polêmicos são absolutamente iguais entre os mais próximos, pelo menos os reformados. Isso é um reflexo claro que todos nós, inclusive eu mesmo, estamos tendo informações da mesma fonte e a reproduzindo, bebendo na mesma fonte. O grande problema é quando fazemos isto sem a necessária reflexão crítica, já que todos os homens são falíveis e não podemos depositar nossa fé cegamente em nenhum deles. Me assusta que todas as nossas opiniões sejam as mesmas de outros, parecendo até que estes não são pecadores e passíveis de equívocos.

Do outro lado da ponte, vejo a situação de pessoas que não conseguem absorver os contraditórios. Na internet, é possível encontrar e certamente se procurar iremos achar, textos que se opõem completamente. Os mesmos fatos são analisados de forma absolutamente distantes, seja do ponto de vista teológico ou até mesmo político. Essas divergências são normais nos embates travados diaramente na rede, assim como na vida comum, mas algumas pessoas não conseguem lidar com esta situação e acabam comparando as posições de modo que se anulem, algo próximo à matemática com números positivos e negativos. Diante das divergências, preferem assumir o caminho conciliador da indecisão ou omissão, afastando qualquer juízo de valor, como se isso fosse possível.

Uma pergunta salta aos olhos: como devemos proceder? O texto da palavra de Deus que está logo no inicio da postagem nos indica o caminho seguro sobre o qual nossa mente deve caminhar: O Temor do Senhor deve ser o nosso norte! Toda e qualquer informação que encontrarmos deve ser, obrigatóriamente, analisada segundo as Santas Escrituras, para que Deus nos revele qual deve ser nosso posicionamento acerca de tal assunto, excluindo assim tanto a aderência automática a pensamento alheios, quanto a indecisão por não saber qual posicionamento é o verdadeiro. O Temor do Senhor deve ser o inicio e o fim de toda e qualquer reflexão que façamos e assim saberemos que nossa mente está andando pelos caminhos corretos, conduzindo nossos atos para aquilo que Deus deseja que façamos e modo que espere que andemos. Que a Palavra de Deus seja o filttro de nossas opiniões!


Rodrigo Ribeiro
@rodrigolgd 


Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. belo texto Rodrigo, eu sou aluna de educomunicação na ufcg e sempre estamos falando sobre a influência das mídias no processo de aprendizagem. Concordo com vc sobre a nossa capacidade de assimilar td q está exposto nos meios, principalmente na internet. Não temos condições de captar absolutamente tudo e mtas vzs acabamos sem analisar bem o conteudo das publicações. Tb sou membro da IPCG e como cristã vejo muito gente danto RT ou Compartilhando mensagens sem base bíblica, o fazem apenas pq outros fizeram. Realmente devemos ter cautela e filtrar melhor o que esse turbilhão de idéias tem para nos oferecer. Abraço.
    Ju Arauju

    ResponderExcluir
  2. Bom texto Rodrigo,é assim mesmo que devemos proceder,buscando na Fonte que é Cristo,tenho sentido também uma inquietação diante de tanta informação que recebemos,se ausentar um pouco desse "movimento",orar mais,ler mais a palavra e silenciar para ouvir a voz de Deus é o que mais precisamos.Deus continue te capacitando.

    ResponderExcluir