segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Reforma Protestante Ontem e Hoje




Hoje é o aniversário da Reforma Protestante. Já vi tantos textos alusivos a este dia que cheguei a pensar não ter mais nada para falar. Mas se há 494 anos o tema da Reforma Protestante não esgotou o seu alcance, por que textos em um único dia o fariam? E em uma única língua apenas? Então vamos sim, falar sobre um aspecto da reforma, que na verdade é um de seus princípios basilares: “igreja reformada, sempre se reformando”. Para organizar as idéias e chegar ao fim proposto vamos trilhar por idéias da Reforma, o que elas atacavam e a consequência disso para nós.

1)      A Reforma foi um processo de retorno aos princípios da Palavra de Deus. Homens como John Huss, Martinho Lutero, João Calvino, Zwinglio e muitos outros deram suas vidas à luta pela volta do povo de Deus aos ditames das santas escrituras, sua inerrância e suficiência.

2)      Os pontos  da Reforma: Sola Scriptura, Sola Gratia, Sola Fides, Solus Christus e Soli Deo Gloria são os vértices do que vou chamar de pentágono da reforma, cujo centro é o próprio Deus. Só quem salva é Jesus, filho de Deus; a salvação é pela Graça (de Deus), por meio da Fé (em Deus), por meio da pregação da Palavra (de Deus) e a glória deve ser dada unicamente ao próprio Deus. Enfim, a Reforma é um processo de volta ao próprio Deus.

3)      A Reforma não foi um evento inédito na história da igreja. Nas escrituras, vemos Deus reformando o seu povo através do mesmo chamado de Lutero e dos demais. Ou seja, a volta as escrituras. E o evento de 31 de outubro de 1517 retrata mais uma ação de Deus para com o seu povo e mostra sua soberania sobre  todas as coisas através de sua santa providência.

Pois bem. Bastam estes três pontos. O primeiro ponto citado ocorreu pelo fato de a igreja da época estar envolvida em práticas totalmente contrárias às Santas Escrituras, como a venda de indulgências, a corrupção no clero, a manipulação do povo através de um poder de mediar a relação entre Deus e os homens centrado nos sacerdotes,  entre outras coisas.  Isto posto, pensemos agora em nossos dias. É diferente? Vivemos dias onde homens se apossam da alcunha de super ungidos para manipular o povo, mostrar que Deus se revela só a eles e pregam um evangelho diluído, onde o importante é o homem e os seus desejos a serem realizados por um “deus” que lhes é servo. A igreja deve estar em constante reforma e esta reforma só acontece por meio da Palavra de Deus. Por esta palavra, da qual a igreja é coluna e baluarte (1 Tm 3.15), devemos nos esforçar, lutar e vivermos pelos seus princípios, e apenas por eles. Isto é reforma. Isto é ser reformado.

Deus não divide sua glória com nada nem com ninguém. Soli Deo Glória. A idéia da salvação unicamente pela graça era um ataque direto a salvação do homem pelas suas obras ou por algo comprado aqui na terra. A pregação da ação do Espírito santo regenerando o homem, do relacionamento pessoal de Deus com cada crente e do sacerdócio universal destes não era nada novo, não foi inventado pelos reformadores. Estava na palavra. Entendamos bem este ponto. Quando o su povo se afasta de sua Palavra, o meio pelo qual Ele traz este povo de volta é pela própria Palavra. Estupendo. Maravilhoso. Como é bom ser cristão e compreender estas coisas. Deus reforma o seu povo desde Adão. E até hoje continua fazendo isto.

Deus cuida de seu povo. Isto vemos nas escrituras, de capa a capa. Muitas vezes este povo, destarte todas as maravilhas de Deus em seu meio, torna-se rebelde contra Deus e o desobedece. Um dos meios do Deus soberano tratar com seu povo para levá-lo de volta ao seu redil é aplicando uma séria e profunda reforma.  Em momentos como este, Deus traz o seu povo ao arrependimento, a confissão de pecados e ao retorno a Santa Lei.  Em nossos dias não é diferente. Deus continua tratando do seu povo através do princípio já citado: a igreja deve se reformar sempre. Reformar em que? Reformar a vida de oração, de estudo da Palavra de Deus, de Exposição das Escrituras e o evangelismo centrado em Deus. A igreja sou eu. A reforma começa em mim. E não deve terminar até o dia da vinda de Jesus (Fp 1.6).

Enfim, Igreja reformada, sempre reformando também nos traz um chamado e a isto faço um apelo, principalmente aos mais jovens e novos na fé. Conheça a história da Reforma Protestante, conheça a vida desses homens e mulheres de Deus que, conscientes de seu papel de Igreja, foram realmente colunas e baluartes da verdade. Compare a reforma com a palavra e veja sua relevância para os nossos dias, para a nossa vida.

Soli Deo Gloria


Castelo Forte, o hino da Reforma. Composição de Martinho Lutero.

Na versão do Hinário Presbiteriano



Em uma versão de outros hinários, na inigualável interpretação de Vencedores Por Cristo.


sexta-feira, 28 de outubro de 2011

UMP Entrevista: Banda Aeroilis


Banda Catarinese, com dez anos de estradas e belas composições que misturam melodias envolventes e letras com conteúdo introspectivo e cristão, Aeroilis é formada pelo quarteto Raphael Campos, Alan Wenning, Fernando Silveira e Arvid Auras. Conversamos com eles sobre a banda, seus projetos e suas convicções:

01 - Antes do início do AEROILIS, certamente vocês oraram, sonharam e idealizaram como tudo seria. Contem-nos como foi o começo de tudo e quais foram as maiores dificuldades e/ou dúvidas que se levantaram diante de vocês nessa fase inicial, que além de muito empolgante, deve vir acompanhada de muitos questionamentos.
(Raphael) Na realidade o início da banda não foi bem planejado ou idealizado. Tudo se deu de forma bem natural. Éramos um grupo de amigos, músicos, de longo tempo e tínhamos no gosto musical e na caminhada de fé o "algo em comum". Um dia marcamos pra fazer um som juntos. Foi esse o início da banda, sem muitas pretensões. Com a saída de dois amigos da banda, o Eduardo (baixista) em 2004 e o Fejaum (guitarrista) em 2008, entraram dois outros grandes amigos que foi o Alan e o Fi. Todos somos praticamente amigos de infância. Acredito que se estamos juntos até hoje é por causa do vínculo de amizade que temos. Nós nos divertimos muito quando tocamos e a banda se tornou o elo que une todos nós e nossas famílias. Quanto às dificuldades, foi difícil quando o Eduardo e o Fejão deixaram a banda. De vez em quando também rola alguns desentendimentos entre a gente, mas nada que não se resolva com uma rodada de café. Na verdade, não me recordo de grandes dificuldades com relação a banda, até porque sempre a colocamos em segundo plano nas nossas vidas. Cada um tem sua família e elas estão em primeiro lugar.

02 - Nas músicas de vocês é possível perceber de forma bem nítida que as composições são bastante introspectivas e subjetivas, soando quase sempre como um relato de experiências particulares transformadas em canções, e isso acaba por fazer com que outros se identifiquem com elas. Isto é feito de maneira proposital, por uma postura filosófica e teológica da banda, para alcançar pessoas que muitas vezes fogem do "evangeliquês", ou ocorre naturalmente, por uma questão de estilo de composição?
(Raphael) .  As nossas letras refletem a nossa verdade. Cada um da banda tem um estilo distinto de escrever. Acredito que nenhum da banda se sentiria confortável em utilizar uma linguagem de "estética gospel" ao compor, simplesmente porque não seria a verdade de ninguém da banda.  Não temos nada contra, porém não é assim que somos e não mudaríamos pra se enquadrar em um padrão de linguagem. Como nós tratamos a nossa música como arte e não temos compromisso em ter que vender cds em igrejas, nos sentimos livres pra escrever o que quisermos, sem obrigação de ter que agradar um segmento.  Por outro lado, como somos cristãos, nossas experiências de vida e de fé estarão inevitavelmente estampadas nas letras.


03 - Na comunidade oficial do orkut percebemos que entre as comunidades relacionadas estão as de Coldplay e Travis. A influência do rock britânico é perceptível no som de vocês, o que acaba criando uma sonoridade singular em nosso cenário musical. Em se tratando, da chamada música "secular", ainda temos um tabu de nosso meio evangélico, como vocês lidam com estas questões? Também compreendem que as manifestações musicais, são arte e assim revelam a graça comum de Deus?
(Raphael) O Rock britânico sempre foi uma das nossas fortes influências, realmente. Além desses, somos bastante influenciados pelo rock Americano e pelas bandas de rock Australianas. Em se tratando de ouvir música "secular", o problema do meio evangélico é que se criam essas "regras" do que  pode e do que não se pode fazer. Antigamente em algumas igrejas, não se podia assistir televisão porque era "pecado". Hoje em dia nessas mesmas igrejas, a tv já é liberada e não é mais pecado. É triste, porque essas regras só impedem que o cristão pare, pense e avalie o que realmente faz mal para si. Ora, se ouvir aquela música não vai te fazer mal nenhum, vai e ouça. Se ir ao cinema sábado a tarde não vai te fazer pecar, vai e assista o filme. Agora, se essas coisas te fazem pecar, então não ouça, não veja, não faça. Cada um avalie o que faz mal para si.

04 - Os grandes admiradores da banda não deixam de notar que um de seus maiores objetivos, senão o maior, é divulgar a palavra de Deus, vemos isso claramente em suas letras e também onde quero me deter, que é na atitude de disponibilizar os álbuns para download em vez de comercializá-los. Quais as pretensões da banda quanto a isso e seus motivos?
(Raphael) Disponibilizar o álbum para download gratuitamente foi a maneira que encontramos para divulgar as nossas canções, tendo em vista que não tínhamos uma distribuidora ou gravadora por trás para lançar esse disco. Porém, não temos nada contra a vender cd. Não tem nada de errado nisso e não somos contrários a isso. Inclusive estamos prensando para os próximos meses o cd físico do álbum "Nada Mais Além". Vamos lançar no formato SMD - (semi metalic disc) para baratear o custo final que vai ficar em torno de R$5,00. Porém o álbum continuará disponibilizado gratuitamente para download no site oficial da banda.


05 - Já vimos vocês falarem que têm de conciliar os trabalhos da banda com os seculares, por a banda ainda não dar condições de se dedicarem somente a ela. Como vocês lidam com isso mediante o crescimento do conhecimento do AEROILIS Brasil a fora e como a banda se vê situada hoje no cenário da música cristã nacional?
(Arvid) O Aeroilis quase sempre foi uma banda independente, acho que até por nossa postura de sempre ir um pouco contra a maré. Não só pelo fato de que nossos CD's foram gerados por recursos próprios, salvo o período intermediário que passamos pela gravadora Bompastor, mas por algumas particularidades acordadas desde o princípio da banda. Para exemplificar melhor, em 2001, praticamente todas as bandas cristãs tinham o nome com algum significado bíblico, escolhemos um que não tivesse essa conotação, por que em nossa concepção não seria o nome que nos faria uma banda cristã. Naquela época as letras das bandas seguiam um padrão, novamente optamos por outro caminho, falar de uma maneira mais reflexiva e poética, sem fazer uso do "evangeliquês", para podermos ir além do meio cristão. Em vários momentos fomos questionados e até criticados, mas por esse caminho conseguimos chegar a pessoas que gostam de música, mas que não tem contato com a igreja e também em outras pessoas que estão no meio cristão, mas que estão cansadas do "mainstream gospel". O porém disso tudo é que acabamos longe dos grandes eventos e rádios.
Como não podemos nos dar ao luxo de viver exclusivamente da música e somos meros mortais, que tem contas a pagar, temos que trabalhar mesmo, cuidar das nossas famílias e ainda achar tempo para a banda, é difícil, mas com 10 anos de banda acho que já estamos maduros quanto a isso.

06 - Acompanhamos com muita ansiedade o longo período para o lançamento do segundo trabalho da banda. Quando vocês anunciaram e o disponibilizaram para download no site oficial, postaram também algumas palavras emocionantes que pareciam retratar esse sentimento de realização de mais uma etapa de muito trabalho. Queria que vocês falassem aqui pra gente mais um pouco, até pra quem infelizmente não viu naquela oportunidade, sobre o que aquele momento representou pra vocês. E se a banda já tem novos projetos a caminho.
(Arvid) Cada CD é como se fosse um filho. Desde quando as primeiras músicas novas começam a surgir, as letras, quando começamos a discutir a linha que vamos trilhar, gravações, correr atrás de parcerias para fazer tudo acontecer, isso é às vezes cansativo e até um pouco desgastante, mas altamente recompensador.  Nossas famílias sempre foram nosso maior apoio, temos bons amigos, por isso podemos dizer que o CD do Aeroilis quando finalizado, não foi construído apenas pelo Raphael, Arvid, Alan ou Fi, mas por um grupo de pessoas que contribui de alguma forma para que aquilo seja uma etapa muito bem cumprida.
O álbum "Nada Mais Além", foi lançado primeiramente na internet e agora que irá sair a versão física, em SMD. A opção de liberar o CD foi para que um número maior de pessoas pudesse conhecer nosso trabalho, bem como a prensagem no formato SMD, baretando o custo para a venda, por que nós queremos dividir esse trabalho com o maior número de pessoas possível.
Pode ser que 2012 seja um bom ano para lançarmos um novo trabalho, mas não temos como afirmar com certeza.



07 - Que conselho a banda Aeroilis pode dar aos músicos novatos que se dedicam com amor a obra de Deus, mas, muitas vezes, passam dificuldades por falta de apoio dos levitas mais experientes?
Enviada por Zihane Twitter: twitter.com/zihane (e-mail: ziane_151@hotmail.com)
Igreja do Evangelho Universal de Sobral - CE

(Arvid) Tem uma frase em inglês que resume bem a situação: No pain, no gain. Se você não corre atrás, não se esforça não se dedica, dificilmente você conseguirá chegar onde almeja. O conselho que podemos dar é que os novos músicos tenham foco, sejam criativos, não tenham medo de sair do lugar comum e por fim, tenham uma autocrítica muito apurada.

08 - Pra terminar, vemos que vocês têm além do site oficial da banda a comunidade no Orkut, twitter, etc. Como vocês analisam o uso dessas ferramentas nos dias de hoje, bem como de blogs como esse, no meio evangélico. E queremos desde já, agradecer a disponibilidade da banda em nos atender, desejando que o nosso Deus ilumine cada vez mais o caminho do AEROILIS para que o Seu reino seja engrandecido cada vez mais através da vida e dedicação de vocês.

(Arvid) Atualmente as ferramentas da internet estão sendo muito bem utilizadas pelos artistas cristãos, até por que estamos chegando num nível de profissionalismo muito próximo ao do meio secular. Acho que a criatividade ainda é um desafio a parte no meio cristão, mas boas novidades tem surgido, como por exemplo as bandas Palavrantiga e a Tanlan.
Nós que agradecemos a oportunidade e o espaço. Aproveito o momento para convidar o pessoal a entrar em nosso site: www.aeroilis.com.br e a fazer o download completo de nossos dois CDs. Grande abraço a todos.


Entrevista feita por Everson Franklin
@eversonekarlla

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Olhando para a História


O que seria de nós se não fosse a história. Pois é ela que sustenta a memoria de um povo. Perpetuando assim, os seus feitos e as suas conquistas durante muitas gerações. É ela quem diz quem somos e porque somos. Infelizmente quase sempre não reconhecemos a sua importância, talvez pelo fato de acharmos que seja um assunto enfadonho e anacrônico.

A igreja protestante tem uma história extraordinária. Você a conhece?

É comum escutarmos o termo protestantismo, mas nem todos sabem o que isso realmente significa. Não que tenhamos de saber cada detalhe deste acontecimento, por que sabemos de sua grandeza. Não foi um fato isolado, mas ocorreu simultaneamente em vários países da Europa, ao longo de várias décadas. Também não custa nada termos um mínimo de consideração por aqueles que defenderam bravamente a Igreja do Senhor e sua sã doutrina.

Como esquecermos as chamas das fogueiras da Igreja Medieval que consumiram grandes baluartes da reforma, como Jonh Huss, George Wishart, Patrick Hamilton, entre muitos outros que enfrentaram a fúria da religião majoritária. Homens, que não tiveram suas vidas preciosas para si mesmos, mas com bravura sustentaram a causa do Reino de Deus até o último momento de suas vidas. Seus corpos foram reduzidos ao pó, mas as suas conquistas continuam vivas até hoje.

Como não nos lembrarmos de Jonh Knox que enfrentou tamanha oposição na Escócia, perseguindo cruelmente pelo governo daquele país. Ele não descansou até ver aquela nação rendida aos pés do Senhor Jesus Cristo. O patriarca do presbiterianismo nos deixou um grande legado, muito do que somos hoje como denominação, principalmente a nossa forma de governo devemos a este reformador escocês.

Estes são apenas alguns mais significativos exemplos que nos levam a olhar para nossa historia e a entender que ela foi um importante instrumento que Deus utilizou para a preservação da verdadeira religião. Cabe-nos resguardar este acervo ideológico não só através da lembrança de nomes dos nossos irmãos reformadores, mas principalmente lutando pela supremacia das Escrituras Sagradas, entendendo a verdadeira fé, crendo que é a salvação é graça, tendo Jesus Cristo como único Senhor da Igreja e glorificando somente a Deus, o autor de toda a história.

Missionário Ericon Fábio
@ericonfabio

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

UMP Indica: Conferência Fiel para Jovens 2012


Queremos indicar hoje um evento realmente edificante. Todo jovem que puder  ir , vá. Aos que não puderem ir, acompanhem pela internet.  Exposições fiéis das escrituras e excelentes momentos de comunhão.  Em 2012 será de 7 a 12 de Junho e o tema será  A CENTRALIDADE DE CRISTO e terá como preletores Tim Conway, Leonardo Sahium, Adauto Lourenço, Heber Campos Jr. e Silas Campos.

A Conferência Fiel para Jovens (Fiel Jovens) é um evento promovido pela Editora Fiel, que busca alcançar jovens crentes que enfrentam a hostilidade do mundo, as dificuldades e os desafios da vida, cujo objetivo é promover crescimento espiritual e preparo para a vida cristã por meio da pregação séria e comprometida com a palavra de Deus, e também oferecer aos jovens ali presentes um ambiente propicio a comunhão e ao desenvolvimento de novas amizades.

Acesse o site http://www.editorafiel.com.br/jovens/2012/ e veja como se inscrever, hospedagem, local, quem são os preletores  e todas as informações necessárias. Já no site http://editorafiel.com.br/detalhes_videoteca.php?id_conf=45 você pode conferir em vídeo e em áudio as palestras das edições anteriores, bem como pode comprá-las. Investimento excelente.

Greg Gilbert, preletor da 9ª Conferência FIEL para Jovens, que ocorreu em junho de 2010 deixa um recado, um desafio aos jovens: “Centralize sua vida no Evangelho de Jesus Cristo”.




Deus vos abençoe!

Presb. Cícero Pereira
@ciceroeiris

sábado, 22 de outubro de 2011

UMP Entrevista: Pr. Jorge Issao Noda

Jorge Noda é conferencista, escritor, professor, coach, conselheiro e consultor ministerial. É bacharel em teologia. Estudou por um ano e meio no Reformed Theological Seminary em Jackson, MS, Mississippi. É graduado pelo Instituto Haggai em Maui, Hawaii, EUA e também docente do mesmo instituto.  É diretor do Instituto de Liderança Estratégica e tem se dedicado ao aperfeiçoamento de líderes em organizações cristãs. Conversamos com ele a respeito de vários assuntos atuais que envolvem a nossa fé:

01 - Nos últimos dias, um vídeo do pastor americano, Mark Driscoll tem causando muita polêmica, pois fazendo a exposição do texto de Lucas 22:42, foi enfático ao afirmar que Deus odeia algumas pessoas, ressaltando que o Senhor odeia não só o pecado, mas também o pecador que o faz deliberadamente. Qual a sua opinião sobre este comentário e sua repercussão?
Creio que nessa discussão tem havido um sério problema de semântica, isto é, a palavra “odiar” tem sido usada em sentidos diferentes. De fato, a Bíblia ensina claramente que Deus odeia não somente o pecado, mas o pecador. Textos com Sl 5:5; Sl 11:5; Lv 20:23; Pv 6:16-19; Os 9:15 são claros em relação a isso. Mas também devemos lembrar que o ódio divino, ou melhor, a ira divina, não pode ser equiparado ao ódio humano. Este é moldado pelo pecado, aquele pela perfeição de Deus. Ao mesmo, é evidente que muitos simplesmente não levam mais a sério esse aspecto do ser de Deus, apesar de todo o testemunho bíblico. Creio que esta controvérsia está sendo útil para nos levar a refletir mais ainda sobre esse assunto. 


02 - A responsabilidade social da igreja é um tema que está em alta, assim como a Missão Integral. Esse pensamento tem bases calvinistas ou é heterogêneo, tendo adeptos em denominações das mais variadas correntes teológicas?
Desde que Jesus nos ordenou a sermos sal da terra e luz do mundo, a igreja cristã tem entendido que devemos fazer o bem a todos, especialmente aos da família da fé. Historicamente falando, a Reforma Protestante, por exemplo, foi marcada por profundas reformas sociais. Nos grandes despertamentos espirituais através dos séculos, uma das consequências mais evidentes do avivamento era a compaixão pelos pobres e o engajamento com as causas sociais. Talvez o perigo que enfrentemos aqui é reduzir a missão da igreja às causas sociais. Infelizmente, alguns segmentos do protestantismo atual tem optado por privilegiar esse aspecto em detrimento da pregação do evangelho e da espiritualidade bíblica, deixando assim de promover uma verdadeira missão integral, isto é, completa.

03 - O senhor tem se dedicado a capacitação de líderes cristãos em técnicas de planejamento estratégico. Como preparar as lideranças para desenvolverem estas habilidades gerenciais, mas evitando que os conceitos administrativos influenciem de forma negativa a visão que temos sobre papel da igreja, e do serviço cristão?
Basta nos atermos a todos os princípios que Deus nos ensinou em sua palavra. Desde Gênesis a Apocalipse encontramos um Deus organizado e que gosta de organização, encontramos um Deus que planeja e deseja que seu povo planeje, um Deus que estabelece objetivos e nos encoraja a também alcançarmos objetivos. Creio que só nas Escrituras temos orientação mais do que suficiente para fazermos a sua vontade, realizando a sua obra. Ao mesmo tempo, creio que toda a verdade é a verdade de Deus. Se, pela graça comum, Deus tem dado aos estudiosos da administração e pensamento estratégico percepções que não conflitam com a Palavra de Deus e pode ser ferramentas na missão da igreja, devemos usá-los para a glória de Deus e o bem das pessoas.

04 - No livro "O Caos Carismático", o pastor Jonh MacArthur combate várias distorções apregoadas pelo movimento neopentecostal, e deixa clara sua posição: crê que os dons espirituais, como o de línguas, cessaram. Em seu livro "Somos Deuses?" também é feito um profundo estudo bíblico a respeito das heresias deste mesmo movimento, no entanto a questão da contemporaneidade dos dons não é tratada. Qual o seu posicionamento acerca deste controverso assunto? Estes dons realmente cessaram ou ainda existem, mas é utilizados de forma abusivas por algumas igrejas, o que acaba deixando muitas pessoas céticas com relação a eles?
Não vejo nenhuma justificativa bíblica para afirmar a cessação dos dons espirituais. Pelo contrário, creio que até a volta de Jesus precisaremos deles para edificar a igreja e cumprir a missão. Ao mesmo tempo, devo dizer que tenho profundas reservas em relação àquilo que as pessoas chamam hoje de dons espirituais. Diversas práticas comuns nas igrejas de hoje não tem qualquer sustentação bíblica e tem provocado sérios danos à proclamação do evangelho. Os dons jamais foram dados para promover o mercantilismo ou o culto de celebridades, eles foram dados para a edificação da igreja e para a glória de Deus.

05 - Por fim, gostaríamos de agradecer a sua participação, ressaltando que estamos muito honrados com a sua presença neste espaço, pois sempre foi um Pastor muito admirado por todos nós. Para concluir esta entrevista, desejamos que nos deixe algum versículo e uma mensagem para os jovens que acessam este blog.

“Quer vocês comam ou bebam façam tudo para a glória de Deus” (1 Co 10:31). A razão da nossa existência aqui e na eternidade é a adoração a Deus. Por isso, quero incentivar cada um dos leitores a buscarem, acima de tudo, que Deus seja exaltado através de suas palavras, ações, motivações e sonhos.

 

Pr. Jorge Issao Noda
@jorgenoda

 Feita por Rodrigo Ribeiro
@rodrigolgd

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Pare e olhe atentamente para trás


O nosso tema do mês é “surpreendidos pela graça na história”. Fiquei meditando numa questão intrigante: como algo que já passou, é apenas história, passado, pode nos surpreender? Costumamos idealizar como surpreendente algo que não esperamos (ou esperávamos) e que de forma inesperada surge ante nós. Uma das conclusões a que cheguei está num fato comum às pessoas do nosso tempo e, infelizmente, também da igreja: a quase inexistência do ato da contemplação, da reflexão. Hoje, pensar em usar um tempo para refletir, para análise ou para simples (que de simples não tem nada) contemplação dos atos de Deus em nossas vidas, é tomado como tempo perdido, jogado fora, visto podermos estar fazendo algo produtivo em vez de simplesmente pararmos, inertes. Pois bem, vamos analisar alguns pontos que considero importantes para confirmar a tese de que precisamos parar, refletir, para aí sim, sermos surpreendidos pela graça na história.

            A análise sincera, reflexão e contemplação são orientadas na Bíblia. No Salmo 139, versos 23 e 24, Davi clama que Deus seja o condutor desta reflexão.  Já no salmo 103, o mesmo Davi convoca o povo a enxergar, vislumbrar e louvar a Deus pelas maravilhas no meio do seu povo e pela maravilhosa ação de sua misericórdia. E é aqui o ponto principal. Ao fazermos esta viagem para trás, é impossível não nos maravilharmos com o agir de Deus em nossas vidas. Foram tantos os milagres, as correções, as manifestações de amor, livramento e tudo mais, que o único pensamento sincero e honesto de nossa parte é o de surpresa, pois vemos em meio a tanta bênção de Deus, muita incredulidade e ingratidão em nosso coração. E novamente surpresa: o perdão e a disciplina graciosos de um Deus que nos ama, nos adotou e tem cuidado de nós e vai sempre cuidar.

            Por fim, este processo nos surpreende pelo fato de, mesmo olhando para o que Deus fez, conseguimos, pela sua surpreendente graça, ter a certeza de que ele continuará executando a nossa história. História esta que ele mesmo já escreveu, antes que houvesse mundo (Sl 139.16). Neste ponto concordamos com Paulo, quando conclama os Filipenses a crer que Deus os conduzirá até o fim da carreira que Ele propôs (Fp 1.6).  Só nos resta abrirmos nossos lábios e proferirmos as palavras com as quais Davi iniciou e concluiu o salmo 103: “Bendize, ó minha alma ao Senhor”.

Presb. Cicero Pereira
 @ciceroeiris

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Mande sua pergunta para o Pr. Robson Cruz

Na primeira sexta do mês que vem teremos mais um UMP Entrevista Especial, e desta vez o faremos com o Pastor Presbiteriano Robson Cruz, da Cidade de Maceió, que estará em nossa igreja no fim do mês. Ele foi o preletor do acampamento Meu Alvo é Cristo, e por isso muitos lembram dele, e de suas pregações abençoadas e edificantes.

Então, mãos à obra, pois vocês só tem até a próxima terça-feira (Dia 25/10) para enviarem as perguntas. As melhores 5 serão respondidas no vídeo que gravaremos com ele. Não perca tempo!

Rodrigo Ribeiro
@rodrigolgd

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

UMP INDICA: Grupo Logos




Não é estranho, mas deveria ser, ouvirmos letras mirabolantes que falam de tudo menos da obra redentora de Cristo e sua Graça. Falam de muitas vitórias terrenas, mas pouco (ou nada) se referem à vitoria de Jesus sobre a morte espiritual do povo.
Porém em meio ao caos que está a musica gospel de nossos dias, encontramos alguns grupos, ministérios ou bandas que não se rendem ao evangelho superficial e a poesia desmembrada dos ensinos bíblicos, mas que pelo contrário aceitam e entendem, pela divina obra do Espírito Santo, a palavra de Deus como padrão para a sua vida inclusive na musica.
Experiência de 30 anos de estrada (completos esse mês), 17 trabalhos fonográficos e oriundo de berço congregacional, o GRUPO LOGOS ( do grego “Palavra viva” ), faz parte da pequena parcela dos que faz jus a nomenclatura grupo cristão.




Site oficial : http://www.logos.com.br


 Por Felipe Medeiros
@felipe_ipb

domingo, 16 de outubro de 2011

UMP Apoia: Aniversário da UMP de Lagoa Seca, dia 22/10


Convidamos todos para o aniversário da UMP de Lagoa Seca, que será realizado neste sábado, dia 22 de Outubro, na própria Igreja Presbiteriana de Lagoa Seca, localizada na rua Cícero Faustino, a principal da Cidade. 

O culto irá se inciar ás 19:30h e terá como preletor o Pr. Eriberto Gurgel, pastor desta igreja, e a participação de grupos de louvor de mocidades aqui de Campina, inclusive de nossa UMP da Quarta.

Este momento, será também uma prévia para o congresso que realizaremos em nossa igreja no inicio de dezembro, sendo uma ótima oportunidade para estreitar os laços entre as UMP que compõe essa federação.

Você não vai querer ficar fora dessa, não é?
Quer ir e não sabe como? Comenta aqui nesta postagem que conversaremos com você e daremos um jeito, exceto se você for um "interurbano" kkk.

Rodrigo Ribeiro
@rodrigolgd

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

UMP Entrevista: Anderson Pimentel Meneguce, presidente da CNM


Anderson Pimentel Meneguce é presidente da CNM, diácono  na Primeira IP de Nova Venécia (Espírito Santo),  mestre em Teologia (EST, 2009), Especialista em Redes de Computadores (UVV, 2004) e graduado pelo Curso Superior de Tecnologia em Processamento de Dados (UNESC, 1999).   Durante a gestão 2006-2010 atuou na Confederação Nacional de Mocidade como Assessor da Secretaria de Ação Social da Nacional de Mocidades. Atualmente acumula o cargo de Presidente da Sinodal de Mocidade do SME, além de ser professor de Jovens na EBD.  Durante sua carreira na UMP já atuou como Presidente e Vicepresidente da Federação de Mocidade do PRNE, Presidente da UMP da PIPNV, Secretário de Marketing da FM/PRNE. Conversamos com ele sobre a CMN, assim como a assuntos relacionados às UMP das igrejas locais. Leia:

1 - Anderson, fale-nos um pouco sobre a CNM, bem como dos projetos da sua gestão.
A CNM, Confederação Nacional de Mocidade, é a junção de todas as sinodais de mocidade do Brasil. Isso quer dizer que a CNM é cada jovem presbiteriano espalhado pelo país. A cada 4 anos essa confederação promove o seu congresso nacional, que elege uma diretoria para a conduzir durante esse período. O próximo congresso será em Palmas - TO em 2014.
Os principais planos da CNM para esta gestão são:
- Estimular o jovem a compreender que suas principais ações deverão ser voltadas para a realidade da igreja local;
- Cooperar na formação teológica do jovem em conferências teológicas com a parceria do Andrew Jumper;
- Despertar a visão missionária dos jovens em viagens missionárias nacionais e internacionais juntamente com a APMT e JMN;
- Estimular o jovem a promover ações de responsabilidade social e ambiental;
- Promover encontros regionais devocionais e de treinamento de evangelismo;
- Promover um encontro nacional em fevereiro de 2012 no ES;
- Restabelecer a comunicação através do site e da revista.

2 - Quais as dificuldades encontradas pela CNM, visto o tamanho do Brasil e as diferenças regionais que também refletem-se nas igrejas. Como alcançar a todos?
A dificuldade mais crítica é encontrar pessoas que se disponham em dedicar tempo para cumprir determinadas tarefas dentro da CNM. Muitas pessoas desejam ajudar, mas não mantém uma regularidade. Isso atrapalha bastante o trabalho, pois perdemos muito tempo aguardando algo que não vem. O que ainda falta em muitos jovens o senso de missão cristã, e que nossas vidas não farão sentido se não cumprirmos nossa missão. Ao invés disso muitos jovens se comportam como se viessem a esse mundo a passeio.
Para alcançar a todos, nossos meios de comunicação devem ser eficientes. Apesar do salto que já demos, ainda temos algumas muitas dificuldades a serem sanadas, principalmente na necessidade de jornalistas para auxiliar na inserção de conteúdo no site e revistas, e pessoas que escrevam com a periodicidade e responsabilidade necessárias. Se alguém se habilitar, estamos precisando muito de jornalistas, editores de vídeo, designers e colunistas para nosso site e revista.

  
3 -  Muita gente, inclusive dentro da IPB, acha que o modelo de Sociedades Internas é ultrapassado e investe nos chamados Ministérios Jovens. Qual a sua opinião sobre o assunto?
Bem, quando comparo um modelo com o outro percebo alguns detalhes. A diferença essencial de uma sociedade interna para um "ministério" é que na sociedade o jovem tem o poder de escolher o seus representantes, enquanto que no "ministério" quem escolhe o "líder" de jovem é o conselho ou o pastor. Na essência é isso, não existem mais diferenças pelo menos na sociedade local. Isso provoca uma coisa muito triste, em geral quem estabelece "ministério" para de se federar, perdendo aquilo que é nossa maior força como sociedade interna. Elas ficam isoladas em seu próprio mundo, sem perceber que pelo Brasil temos muitos jovens iguais a eles e que eles poderiam ajudar ou serem ajudados.
Outro detalhe que me entristece é que muitos pastores dizem que a sociedade interna não funciona mas eles também não dedicam tempo suficiente para o pastoreio dos jovens da igreja dele. Então, eles decidem partir para outro modelo, estabelecem o chamado "ministério" e a partir daí passam a dar toda atenção possível aos modelos. Ora, e se ele desse toda essa atenção antes não poderia ter sido da mesma forma? O que acontece com os conselheiros que deviam estar perto dos jovens ajudando e orientando? Só pelo fato das sociedades internas terem uma diretoria não quer dizer que toda a responsabilidade pelos jovens está sobre os ombros dela, pelo contrário, a responsabilidade pelo pastoreio de toda a igreja inclusive dos jovens é do conselho e do pastor da igreja e não das diretorias. Eu desafio a qualquer pastor que dê a devida atenção aos seus jovens se a UMP da igreja dele não vai ser uma bênção na vida da igreja dele e na sociedade.
Por último, reconheço que o modelo atual administrativamente é pesado e deve ser revisto. Inclusive o Supremo Concílio em sua última reunião no ano passado estabeleceu uma comissão para rever o modelo. Vejam, em essência que são as sociedades locais de federando até juntar todo o país nada muda. O que deve ser alterado é a parte burocrática da instituição. Isso deve tornar as sociedades mais dinâmicas e fáceis de conduzir principalmente na esfera local.

4 - A CNM realizou uma conferência para jovens recentemente e programa para fevereiro um encontrão de jovens presbiterianos. Qual o objetivo desses eventos e como mobilizar os jovens a participarem?
O objetivo principal da Conferência IPB para Jovens, promovido pela CNM em parceria com o Andrew Jumper, é ajudar o jovem na sua formação teológica reformada. Esse ano tivemos a presença do Rev. John Piper, Rev. Augustos Nicodemos, Rev. Mauro Meister e Rev. Davi Charles Gomes e para o ano que vem esperamos o Rev. Paul Washer. Ele vai acontecer todos os anos por volta do mês de outubro.
Quanto ao encontro nacional, o objetivo é a adoração e comunhão dos jovens presbiterianos. Teremos nesse encontrão grandes preletores e músicos. Tudo isso junto e a certeza de que alguém que vai a um encontro desses nunca mais será o mesmo. Serão em torno de 800 jovens de todos os cantos do país em um mesmo lugar. Não existe nada parecido com isso. Falo de experiência própria, é algo inesquecível para qualquer um. Mais informações podem ser encontradas no site www.ump.org.br.


5 - Enfim, obrigado pela paciência e disposição em nos doar algum tempo. Deixe uma mensagem a todos quantos lerem o blog e para a galera da UMP da IV IPCG.
Que isso, é um prazer um uma grande responsabilidade. Para quem lê o blog, lembre-se que você foi criado e escolhido por Deus por um motivo especial, adorá-lo! Não adorá-lo somente dentro do prédio onde sua igreja se reúne, mas adorá-lo com sua vida, a cada segundinho dela. Lembre-se disso e provoque uma mudança por onde você passar. No mais, permaneçamos sempre "alegres na esperança, fortes na fé, dedicados no amor, unidos no trabalho!"



Anderson Pimentel Meneguce
@meneguce

Entrevista feita pelo Presb. Cícero Pereira
@ciceroeiris

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O absolutismo da palavra de Deus



Salmos 119: 57 a 60

No mundo secular tem sido corrente a idéia de não haver mais verdade absoluta, e que a verdade é relativa, ou seja,  a minha verdade pode não ser a sua verdade.
E porque isso tem acontecido?
Certamente por causa da total falta de observância a palavra de Deus. A palavra de Deus é a verdade absoluta, nela não há erros ou enganos.
E para exemplificar vou falar de um erro clássico, muito cometido em nosso meio, com respeito a casar-se. Uma das orientações que a bíblia nos dá sobre casamento é não se por em jugo desigual. No entanto o que mais se vê é crentes se envolvendo com descrentes, se casando e sofrendo as conseqüências da não observância da palavra de Deus. Observância e obediência! Começa a achar que não se por em jugo desigual é relativo, que pode dar certo com uma nova pessoa, apesar de ter visto que não deu certo com um monte de gente. Ora, se nem com todo dito crente se deve casar, quanto mais com quem não conhece ao Senhor.
O autor do salmo 119 afirma que Deus é na sua vida, tudo  que  precisa.  Ele enxerga e sente prazer nos mandamentos e na lei de Deus (versículo 54). Vejamos alguns sinônimos usados por ele para mostrar a importância da Palavra: testemunhos, lei, mandamentos, decretos, juízo e preceito.
No versículo 57 ele diz: “O Senhor é a minha porção; Eu disse que guardaria as tuas palavras”. E isso me faz lembrar quando me converti e de uma oração que eu já fiz e ainda faço. Você consegue se lembrar de uma oração assim: ”Senhor faz a tua vontade em minha vida, e tira de mim o que não te agrada!”? Eu acredito que todo cristão que deseja ardorosamente fazer a vontade de Deus, já fez essa oração um dia e continuará fazendo até o dia de sua morte.
Creio que o salmista devia estar em uma grande luta para obedecer a palavra de Deus. Veja a expressão (do versículo acima) “eu disse que guardaria a tua palavra”.  Há uma luta aqui e ele completa com o versículo seguinte essa idéia que trago pra vocês: “imploro de todo coração a tua graça”. Por que ele está implorando pela graça de Deus? Para poder obedecer a palavra de Deus. Seguindo o versículo,  ele continua: “compadece-te de mim segundo a tua palavra”.  E por que ele diz isso? Ele diz isso por saber que Deus é compassivo e cheio de misericórdia. Dá força ao cansado e  levanta ao caído. Deus nunca nos deixará sem resposta.
No versículo 59 ele diz: “Considero os meus caminhos e volto os meus passos para os teus testemunhos.” Ele viu que, ao ler a palavra de Deus, estava indo por um caminho errado e resolveu voltar a obediência às Escrituras, pois  elas são a resposta de Deus para ele, e claro, também para nós.
As crianças muitas vezes não sabem que caminhos estão tomando, onde estão pisando ou correndo, podendo assim cair em um lugar perigoso. Já o adulto sabe muito bem onde pisa por ter discernimento se o terreno tem lodo e, portanto, sabe se é escorregadio ou firme. Logo, não podemos andar por qualquer caminho, pois para nós o caminho é Jesus, a sua palavra é resposta para todas as nossas indagações e situações. Vejamos algumas:
No relacionamento entre pais e filhos    Colossenses 3:21, Colossenses 3:20  Efésios 6:1
No relacionamento de marido e mulher   Colossenses 3:19
Sobre dizimo  Malquias 3:10   
Sobre imposto de renda   Lucas 20:25
Sobre balança justa  Provérbios 20:23                                        


Para o Cristão não existe relativismo e sim a absoluta verdade das escrituras sagradas que devem ser observadas e obedecidas. Sigamos o exemplo do salmista quando ele diz no versículo 60, do Salmo 119: “Apresso-me, não me detenho, em guardar os teus mandamentos.”

Que Deus nos ajude.

Por Iris Bernardo

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

UMP Indica: Eduardo Mano e os Tapetes Voadores


A sabedoria e qualidade não são de modo algum conceitos que se opõe a simplicidade. Este é um erro recorrente dos artistas, que se propõem a fazer arte pomposa, transbordando de arranjos exagerados e em absoluto excesso, como se isso garantisse um nível diferenciado de suas composições. Equívoco completo. É possível sim, fazer belas canções que nos cativam pelo seu conteúdo belo, profundo, porém com uma simplicidade proposital e envolvente.

Teço esse comentários iniciais pois são fruto da reflexão instantânea que tive ao ouvir pela primeira o som de Eduardo Mano e sua banda. Artista cristão que cria suas músicas dotadas de uma qualidade teológica impressionante, exaltando sempre o Deus Soberano, e colocando o homem em sua posição devida: um ser pecador e corrompido, mas que é alcançado por uma misericórdia inexplicável, que o salva única e exclusivamente pela vontade de seu Criador.

Além do ótimo conteúdo, a sonoridade deste grupo é caracterizada por um estilo pouco requintado, composto por um belo violão, um piano e alguns instrumentos de percussão, além de uma guitarra em momentos providencias. É um som simples, sem grandes apresentações individuais, mas que harmonizam-se perfeitamente com a proposta musical e teológica da banda: simplicidade, humildade e arte que exalta a Deus.

Indicamos este grupo, e principalmente o último trabalho deles "Velhas Verdades", que está disponível em seu website: http://eduardomano.net/ Siga-o também no twitter: @eduardomano

Veja essa bela canção:


Rodrigo Ribeiro
@rodrigolgd 

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

UMP Entrevista Especial: Pr. Fábio Bernardo


Está é a nossa entrevista em vídeo que fizemos o Pastor Fábio Bernardo, respondendo perguntas enviadas pelos internautas aqui nesse blog. Nosso desejo é fazer novos vídeos a cada primeira sexta-feira dos meses que virão. Então, assista a entrevista e sugira novas pessoas a serem entrevistas por vocês!



Rodrigo Ribeiro
@rodrigolgd

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

As desventuras da vida e a providência Divina

Os dissabores e os percalços, que frustram nossas expectativas, trazendo desconforto e por vezes dor e sofrimento, são situações que certamente já passamos em nossas vidas, e ainda passaremos por diversas vezes. Entretanto, todos estes momentos seriam vistos de uma forma diferente se percebêssemos os reflexos que trazem à nossas vidas e aos propósitos de Deus. O entendimento de sua majestosa soberania, e de sua misericórdia e amor para com seus eleitos nos revelam o Senhorio que Ele tem sobre tudo que acontece em nossa vida, e isto deve gerar paz, esperança e imensa satisfação.

No capítulo 14 do livro de Atos, percebemos que em decorrência de um tumulto ocasionado pelos Judeus, Paulo e Barnabé fugiram da cidade de Icônio e foram para Listra, anunciar o evangelho. Neste local havia um homem paralítico de nascença que ouvira falar dos apóstolos e foi até eles, sendo curado por Paulo. A perseguição sofrida por estes homens não fugia do controle de Deus, muito pelo contrário, ela serviu para cumprir os decretos do Senhor, pois fez com o que os Apóstolos fugissem para aquela cidade e realizassem esta cura.

Logo em seguida, no capítulo 16, é possível visualizar mais uma vez a Mão de Deus usando as dificuldades que acometiam Paulo e Silas como forma de alcançar seus maravilhosos, eternos e imutáveis propósitos. Desta vez os apóstolos foram presos em Felipo, somente pelo fato de libertarem uma jovem possessa que estava sendo usada como meio de obter lucro, e ao por fim a esta exploração foram denunciados e presos por aqueles que se aproveitavam financeiramente da desgraça da moça. Nada disso ocorreu a parte da vontade de Deus, que usou a vida daqueles homens para que o evangelho fosse revelado ao carcereiro da prisão e toda a sua família.

Fatos semelhantes também ocorreram e ainda acontecem nos nossos dias. Em 2008, na cidade de Campina Grande/PB, um servo de Deus teve sua moto roubada por dois indivíduos armados, prejudicando-o imensamente já que aquele veículo era a fonte de seu sustento. Mas um mês após este acontecimento ele recebeu uma ligação de um dos responsáveis pelo crime, pedindo perdão, indicando onde estava sua moto e afirmando ainda que não conseguira dormir desde que a roubou e por isso gostaria que fizesse uma oração pedindo para que Deus o perdoasse. Tal inquietação no coração de um ladrão, habituado a cometer atos ilícitos, não pode ser compreendida sem notar a intervenção do Espírito Santo em seu coração. Este incidente fora narrado em um inquérito policial. Como poderemos dimensionar o impacto que esta história causou no escrivão, no delegado e em todos que a ouviram?

As situações que foram mencionadas provocaram dissabor, sofrimento e incômodo, mas todas faziam parte do Propósito de Deus, que teve Seu Nome glorificado em cada uma delas. Muitas são as finalidades que os nossos problemas podem ter, como o fim de alcançar os eleitos de Deus, nos fazer crescer na santidade e na graça, produzir perseverança, contudo em todos os casos uma coisa é certa: Deus estará no controle de tudo! Assim, olhemos para nossas aparentes desventuras sob uma nova perspectiva, sabendo que o Criador do universo usará estes percalços de acordo com seus perfeitos decretos. Que esta verdade nos ajude a suportar as aflições, sempre movidos pela fé e com gratidão e confiança na providência Divina.


Soli Deo Glória!


Obs: Precisei interromper a série de reflexões a respeito da Graça Comum por causa da inquietação evidente que tive ao tomar conhecimento da história narrada neste texto. Caso não haja intervenções desta natureza, mês que vem continuaremos com o assunto que vinha sendo tratado.


Rodrigo Ribeiro
@rodrigolgd

domingo, 2 de outubro de 2011

UMP Interativa: Faça sua pergunta para a Banda Aeroilis

Na semana passadas abrimos espaço neste blog para que vocês enviassem perguntas para o Pr. Fábio Bernardo, e o resultado foi excelente. Gravamos um vídeo com ele respondendo às questões levantadas por internautas de todo o país e vamos publicar na sexta-feira. Uma ideia tão produtiva merece ser repetida!

No fim do mês, colocaremos no ar uma entrevista com a Banda Aeroilis, cujo o som já indicamos em outra oportunidade. Pois bem, vocês poderão mandar perguntas para eles até a quarta-feira da semana que vem. Dentre as enviadas, escolheremos uma que será respondida pela banda. Então, capriche e participe desta super entrevista que faremos em breve!

Enviem suas perguntas! Receberemos até quarta-feira.
As perguntas dever ser feitas através de comentários nessa postagem, contendo a identificação com o nome, igreja e twitter ou e-mail. 

Por Rodrigo Ribeiro
@rodrigolgd

sábado, 1 de outubro de 2011

UMP Entrevista: Os Entrevistadores da UMP


Durante alguns meses temos entrevistado muitas pessoas de bom conteúdo, a respeito dos mais diversos assuntos, entretanto, hoje iremos mostrar aquilo que pensamos a respeito destes temas. A entrevista desta sexta-feira será na verdade alguns de nossos entrevistadores, respondendo a questões que eles mesmos fizeram a outros. Esta é uma ótima forma de tornar conhecidas as opiniões de nossa equipe. Veja as nossas respostas:


01 - No inicio, as redes sociais eram vistas como uma forma de entretenimento e comunicação, mas de um tempo cá temos visto cada vez mais pessoas que buscam usar estes mecanismos para propagar as grandes verdades de Deus na internet. Como você tem visto esse movimento? (Pergunta feita originariamente ao Pr. Augustus Nicodemus)

Guilherme Barros - Vejo esse movimento como uma grande porta para alcançar principalmente as camadas mais jovens da sociedade, visto que grande parte destes tem acesso a esse tipo de informação, de forma praticamente diária. As redes sociais tendem a se tornar o principal e mais prático meio de comunicação em um futuro bem próximo, e igreja não poderia ficar de fora deste ambiente, como costumo dizer, temos uma missão atualizada: “Ide por todas as redes socais e pregai o evangelho a todos os internautas.”.


02 - Existe uma relação do fenômeno Neopentecostal com o pouco interesse dos brasileiros pelo estudo, que se reflete no povo evangélico com o pouco conhecimento bíblico? Como podemos evitar que nossa juventude fique exposta a essas doutrinas distorcidas? (Pergunta originariamente feita ao Pr. Renato Vargens)


Rodrigo Ribeiro - É preciso registrar que esta situação é antes de tudo uma questão espiritual, e suas razões residem exatamente neste aspecto, sendo mais um movimento herético que milita contra o genuíno evangelho, e isso vemos desde os tempos mais remotos. Entretanto, o caráter espiritual e universal das heresias não as torna isoladas no tempo e espaço, pois sempre guardam características do local onde estão atuando, exemplo disso podemos notar nas cartas dos apóstolos, pelo fato de que a cultura na qual as igrejas estavam inseridas sempre tinham relações com os problemas doutrinários que surgiam. 

Isso ocorre também conosco, pois o evangelho da prosperidade encontra um lugar fértil para proliferar em meio a uma sociedade materialista, consumista e com sérios problemas de desigualdade social, onde todos almejam freneticamente a ascensão financeira. Além deste fator se destaca também o que fora citado, o problema da pouca afeição que temos à leitura e ao estudo, pois isso se reflete em nossa leitura bíblica, sendo esta o maior antídoto contra erros doutrinários. Se estivermos em um local propicio a propagação de um vírus, e nos recusarmos a tomar o único remédio que pode nos curar, estaremos fadados a adoecer, e é isso que temos visto. 

Como a juventude pode se afastas deste perigo eminente? Voltando-se para as Santas Escrituras, estudando-as com todo o amor, zelo e dedicação. Isso é essencial e precisamos lutar com todas as forças para que se torne uma realidade na nossa UMP.


03 - Como você vê a realidade da música cristã hoje no Brasil? Como a mesma influencia a igreja? (Pergunta originalmente feita para Gladir Cabral)

Presb Cícero Pereira - Rapaz, o que vemos e ouvimos hoje é extremamente preocupante, pois pouco temos de música, em termos de qualidade, harmonia e tudo mais. É muito barulho por e pra nada. E de cristianismo, temos menos ainda, pois as letras espalham uma teologia onde o centro de tudo é o homem, Deus é que serve ao homem e não o inverso. Mostra o contrário do que a Bíblia diz, pois a Palavra de Deus mostra o homem morto em seus pecados, carente da glória de Deus e que nada pode sem Jesus. Mostra também a pobreza de um povo que não lê a Bíblia, não lê nada, e não se esforça o mínimo possível para pensar. E assim vai levado pelos pastores e cantores da moda.

Mas existe esperança. Aqui mesmo entrevistamos o Gladir Cabral e o Diego Venâncio. Dois cantores sérios, crentes e comprometidos com a Escritura e com a qualidade da música que fazem. E não são apenas eles. Há muita gente boa de se ouvir e que não está na mídia e nem fazem questão de estar. É o caso do Tiago Viana, Stênio Marcius, Nelson Bomilcar, Aline Pignaton. E pra não dizer que não falei das flores, aqui em Campina Grande temos o excelente grupo Kiltt. Basta procurar que teremos bom material.


04 - Sabemos e cremos que a musica pode ser um ótimo instrumento para a evangelização. Como você analisa o trabalho de artistas cristãos nos que se refere a este tema? (Pergunta originariamente feita ao Miss. Ericon Fábio)

Everson Franklin – Vejo que a musica crista já foi bem usada em outras épocas para evangelização. Hoje em dia a um espaço bem maior na mídia para o dito gospel, porem tem acontecido mais um inchaço de cantores e bandas, onde o conteúdo não tem acompanhado este crescimento. Há, digamos uma adequação do musica cristã aos moldes seculares, ao que vai agradar os desejos primeiramente do mercado. É lamentável. Mas nós ainda encontramos cantores e bandas comprometidos em fazer músicas de qualidade e que exaltam o nome de Cristo. Duas delas já foram indicadas aqui em nosso blog: Aeroilis e Palavrantiga.

A música é um ótimo instrumento para tirar vidas do inferno e lava-las para Deus e precisam ser muito mais aproveitada.



Entrevista feita por Guilherme Barros, Rodrigo Ribeiro, Presb. Cícero Pereira e Everson Franklin
@guih_barros, @rodrigolgd, @ciceroeiris e @eversonekarlla